GPS | DEGUSTAÇÃO

Personal chef

Ex-participante do The Taste Brasil, Raquel Amaral ensina receita para o Dia das Mães

Se você acompanha os realitys shows de gastronomia sabe de quem estamos falando. Ex-web designer, Raquel Amaral encontrou na loucura da cozinha a paz que precisava para se realizar profissionalmente. Auto-ditada, a personal chef nasceu no meio de cozinheiras de mão cheia. “Sempre fui muito agitada, a única coisa que me fazia parar era ficar sentada na cozinha assistindo a minha vó fazer comida”, conta Raquel com tom de saudosismo.

Filha de militares, a moça já morou em diversos lugares do País, e reflete muito bem isso nos seus pratos. Após ouvir o conselho da sua irmã de trabalhar com o que realmente gosta, Raquel passou a vender marmitas gourmets. Com muito capricho, ela montava pratos com abobrinha recheada, abacaxi caramelizado, feijoada de carnes nobres. “Foi uma fase muito difícil da minha vida. Minha esposa estava mudando de trabalho e eu começando com as vendas. Chegamos a vender o nosso almoço para comprar ingredientes para as marmitas do dia seguinte”, explica.


Há seis anos a chef comanda as cozinhas de seus clientes. “A ideia é que você seja um convidado no seu próprio evento, e não se preocupe em dar atenção para os convidados e ficar de olho no preparo da comida.” A paixão pelos ingredientes brasileiros, faz com que Raquel ouse nas suas montagens. “Eu diria que minha cozinha é uma cozinha de vó moderna. Gosto de misturar, usar vários sabores em pratos montadinhos, mas sempre dando destaque para os temperos do País.”

Seu mais novo projeto é a parceria com o Domaine Bar a Vin, adega recém-inaugurada, situada na 104 Sul, que leva assinatura dela no cardápio. “A princípio eu só ia fazer a inauguração para a imprensa, mas fez tanto sucesso que fui convidada para assinar todo o cardápio. E tem dado super certo”, conta.

The Taste Brasil


Raquel tem feito bom proveito do reconhecimento que ganhou após integrar o time da chef Helena Rizzo, no The Taste Brasil. “Foi uma experiência incrível. Eles fazem você se sentir mesmo em um reality show. A rotina era uma coisa de louco, saí de lá falando que nunca mais participaria e hoje penso que participaria sim”, conta aos risos. “Viramos uma grande família. O grupo no WhatsApp não para um minuto.”

Raquel agora se prepara para a sua primeira vez no Chef nos Eixos, que acontece no próximo dia 21 de maio, de 10h às 17h.

Receita para as mamães



A pedido do GPS|Brasília, Raquel preparou uma moqueca de peixe para você se arriscar na cozinha e surpreender a mulher da sua vida. Confira:

Moqueca:


1,250 kg de filé de peixe (robalo, cherne, pescada amarela, namorado, dourada do mar, pirarucu...)
2 cebolas
2 tomates

1 pimentão
2 dentes de alho
1 col café de gengibre picado
1 Pimenta (de sua preferência) picada
1/2 maço coentro

1 xícara café de dendê
2 limões
Sal a gosto
1/2 litro tucupi(opcional)



Pique bem pequenininho, 1 cebola e meia, meio pimentão, o alho, Pimenta, gengibre e refogue com o dendê em uma panela tipo caçarola.
Acrescente 1 tomate e meio picadinho.
Neste momento caso queira colocar tucupi(não é obrigatório, mas se tiver acesso coloque que fica muito bom) coloque. Ou
1/2 copo de água. Deixe ferver até que o líquido redusa pela metade.



Coloque o peixe cortado em pedaços de 4 dedos, sal, metade do coentro picado e o sumo dos limões
Arrume por cima rodelas de meio pimentão, meia cebola e meio tomate. Tampe e deixe ferver por 20 min.



Vinagrete de banana e arroz negro:

2 bananas da terra
1 xic arroz negro
2 col sopa coentro picado
Sal

1 limão

Cozinhe o arroz como indicado na embalagem.
Deixe na geladeira até esfriar, misture o coentro, sumo do limão e a banana cortada em cubos pequenos.
Tempere com um pouco de sal.




Pirão:

1/2 xic cha de farinha mandioca fina
1 xic cha de água fria

2 conchas do caldo da moqueca
Sal

Dissolva a farinha na água fria, ligue o fogo e misture as 2 xic do caldo da moqueca e vá mexendo até ferver e engrossar.
Se ficar ralo, coloque um pouco mais de farinha. Se ficar grosso, um pouco mais de caldo.
Corrija o sal.
Sirva




 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}