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Preparador físico Pedro Guimarães convida nutricionista para debater alimentação antes e depois do crossfit

Olá leitores,

 

Já discutimos por aqui as características do Crossfit. Modalidade de bastante intensidade que pode exigir do praticante: força, velocidade, agilidade, equilíbrio e resistência em uma mesma sessão de treino. Características especificas e peculiares que fazem o esporte se diferenciar de outras atividades como musculação, corrida e ginástica. Uma dúvida muito recorrente por conta disso é sobre alimentação. Por conta de todas essas diferenças de exercícios e intensidade, será que é necessário uma alimentação diferente da exigida nas outras modalidades?

 

Convidei a Dra. Ana Carolina (CRN1- 7289), especialista na área, para nos ajudar com a alimentação quando o objetivo é manter a performance durante um treino de Crossfit.

 

 

  • O Crossfit exige alguma alimentação diferenciada por conter características de treinos mais intensos?

R: A alimentação é primordial em qualquer treinamento, para que somado a atividade física, você obtenha o resultado desejado. O Crossfit é uma atividade intensa que consome muita energia, por isso é importante uma alimentação adequada e completa para poder ter energia suficiente para realiza-la, além de proporcionar um ótimo rendimento e recuperação.

 

 

  • O que seria interessante consumir antes de um treino?

R: Essa refeição deve conter carboidratos complexos (para manter o estoque de glicogênio) como cereais, massas, legumes, raízes, etc; proteínas magras (para manter a massa muscular); gorduras boas (como das oleaginosas para manter energia e oferecer minerais importantes como Zinco, Selênio e Magnésio) e frutas e vegetais (ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais necessários para os processos bioquímicos de formação e manutenção de energia).

 

 

  • Existe necessidade de consumir algum suplemento?

R: Alguns suplementos também podem dar suporte aos praticantes de Crossfit, principalmente para atletas competidores, como whey protein, creatina, beta-alanina, glutamina e ribose. No entanto, a suplementação sempre deve ser acompanhada por um profissional e estar associada a uma alimentação adequada para garantir um bom desempenho.

 

 

  • O que seria interessante comer após os treinos para ajudar na recuperação muscular?

R: É importante se alimentar corretamente ou suplementar em seguida para garantir uma ótima recuperação do organismo. Por exemplo, consumir carboidratos como arroz e uma porção de proteína, além de um suco de frutas vermelhas ou de beterraba, que melhora a perfusão e dá mais energia, ajuda na atividade mitocondrial (recuperação celular).


 

Então se você pretende praticar Crossfit é importante ficar atento a alimentação para que sua performance, objetivos e saúde sejam preservadas. Vale a pena seguir as dicas da Dra. Ana Carolina que é expert no assunto!

 

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)

 


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