GPS | DESTINO

Próximo destino

Conheça os encantos do Jalapão, famoso “deserto das águas”

Apesar de jovem, o Tocantins é marcado por mais de 300 anos de ocupação, da exploração do ouro ao capim dourado, passando pelo agronegócio. Os destinos turísticos tocantinenses revelam outra riqueza da região norte cheia de história e aventura: a natureza exuberante do estado que faz fronteira com o nordeste e o centro-oeste, no coração do Brasil. Banhado pelos rios Araguaia e Tocantins, em toda a sua extensão, o estado abriga ambientes naturais de grande importância social e ambiental, como a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo; o Cantão, onde ocorre a transição entre o Cerrado e a Amazônia; e o Jalapão, também conhecido como o “deserto das águas” em razão do ambiente típico de savana, mas com grande riqueza hídrica e atrativos naturais que encantam os turistas.

Seja de avião, carro ou ônibus, é possível chegar ao destino dos apaixonados pelo ecoturismo e turismo de aventura, a partir de Palmas, a mais nova capital do país. As expedições, que podem durar até uma semana por mais de mil quilômetros de estradas de terra, exigem condutores experientes em carros tracionados, além de agências de viagem cadastradas no Ministério do Turismo e licenciadas pelo Instituto Natureza Tocantins (Naturatins) para o exercício regular da atividade turística dentro do parque estadual e demais áreas protegidas do Jalapão.


 



O impacto social e econômico do turismo sustentável abrange vários municípios da região. A maioria dos atrativos está localizada em Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. A Agência de Notícias do Turismo acompanhou uma das expedições ao longo de cinco dias pelos principais atrativos do Jalapão. Eram dez visitantes de várias partes do Brasil como o casal carioca Robson e Rosângela Fraga. Ela, que trabalha numa empresa de saneamento ambiental, ficou deslumbrada com as nascentes intocadas, rios e cachoeiras de águas cristalinas.


Os amantes do turismo de aventura encontram no Jalapão o ambiente ideal para atividades radicais, entre elas, rafting, boia cross, trekking e mountain bike. Os atrativos mais procurados estão em Mateiros (310 km de Palmas). A Cachoeira da Velha tem a queda d’água mais volumosa com cerca de 100 metros de largura e 15 de altura. Já a Cachoeira do Formiga fica em um rio de água verde-esmeralda que encanta os banhistas. Nos muitos “Fervedouros” que brotam do interior da terra, o turista flutua sem risco de afundar.

Já as Dunas de areias finas e alaranjadas são o cartão postal do Jalapão e chegam a 40 metros de altura. Na Serra do Espírito Santo, além das formações rochosas, é possível apreciar a flora e fauna da região numa caminhada ao nascer do sol. Em Ponte Alta do Tocantins (152 km de Palmas) fica o Cânion Sussuapara. As águas correm por fendas entre os paredões de 12 metros de altura. É possível apreciar ainda o pôr do sol na Pedra Furada em meio ao conjunto de blocos de arenito esculpidos pelos ventos há milhões de anos.

Em São Félix do Tocantins (263 km de Palmas) ficam os Cânions e Corredeiras do rio Sono, a praia e o fervedouro do Alecrim, as cachoeiras das Araras, da Jalapinha e do Prata, a Serra da Catedral e o povoado do Prata, remanescente de povos quilombolas, onde os visitantes têm contato direto com a cultura local. O maior fervedouro do Jalapão, com nascentes que brotam de 75 metros de profundidade, fica próximo da zona urbana.


 



CAPIM DOURADO – Em Mumbuco, comunidade quilombola de Mateiros, o artesanato é feito de um capim que reluz naturalmente e tem a colheita controlada. Depois de trabalhado, o capim resulta em semijoias e peças de decoração que conquistaram o Brasil e o mundo. Em setembro, a comunidade que vive da atividade, realiza a festa da colheita. É uma homenagem ao símbolo da região e que só pode deixar o Tocantins em forma de artesanato.


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}