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Fala, personal!

COLABORADOR Pedro Guimarães   
|   24/04/2017 16:39 ( atualizada 24/04/2017 16:39)   
FOTO Reprodução   
Preparador físico Pedro Guimarães fala sobre a prática de atividades e o emagrecimento saudável

Olá leitores,

Qual é a melhor atividade para emagrecer?


Crossfit, aeróbio contínuo, HIIT, musculação, Muay-Thai são apenas algumas das atividades físicas que podem ajudar no combate ao sobrepeso e obesidade. Mas, muitos ainda se perguntam se existe uma melhor modalidade. Pois bem, essa é uma questão muito interessante para ser debatida e por isso atenção e um pouco de bom senso é necessário para responde-la.

O que é necessário para promover o emagrecimento saudável?

Primeiro de tudo é entender que emagrecimento não é a mesma coisa que perder peso. Emagrecer é caracterizado pela redução de gordura corporal. Isso significa que se você pesa 60 quilos e perde 2 quilos de gordura sua balança irá marcar 58 quilos. Mas se por um acaso você também aumentar 2 quilos de músculos durante esse processo sua balança voltará a marcar 60 quilos mas com uma diferença de 2 quilos a menos de gordura. Ou seja, você emagreceu mas não perdeu peso.

Sabendo disso, já quebramos o mito de que musculação não serve para emagrecer. A massa muscular é a grande responsável por manter o metabolismo ativo e te permite que o emagrecimento seja mais sustentável, evitando um possível efeito sanfona.

Preciso fazer aeróbio para queimar gordura?

Não necessariamente. A redução de gordura já foi comprovada cientificamente em diversas modalidades. Mas quase sempre uma alimentação controlada foi associada ao exercício. Então o que podemos fazer para acelerar este processo? Basicamente é manter a regularidade nos exercícios e associar uma dieta balanceada.

HIIT, Crossfit, Muay-Thai, aeróbio contínuo podem sim ajudar a “queimar” gordura e o importante é você saber escolher uma atividade que se adeque ao seus objetivos. Por exemplo: HIIT é uma modalidade que existe pouco tempo de duração mais em alguns protocolos esforços máximos são necessários. Logo, se você não é tolerante a intensidades altas, essa pode não ser a melhor opção.

Outro exemplo pode se adequar ao Crossfit: Se você não gosta de aprender movimentos, cuidar da progressão e evolução de cargas, respeitar os períodos propostos de descanso, talvez escolher esse esporte não te faça bem.

O que eu quero que vocês entendam é que não existe “O MELHOR”. O que existe é uma boa escolha para sua rotina e objetivos. Portanto, experimente todas as atividades que você tem interesse e escolha a que mais se identifica. Agora não esqueça que uma alimentação balanceada é fundamental para o sucesso do seu projeto.

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF

 

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