GPS | COTIDIANO

Tempo é vida

COLABORADOR Redação   
|   22/04/2017 18:30 ( atualizada 22/04/2017 18:30)   
FOTO Luara Baggi   
Renomado designer Hans Donner lança projeto de "relógio revolucionário" no aniversário de Brasília

Fazer arte com o tempo e fazer o tempo virar arte. É esse o objetivo do mais novo trabalho de Hans Donner. O renomado designer escolheu a Capital Federal para o lançamento de seu projeto revolucionário, Nasce Um Novo Visual do Tempo. Também conhecido como mago das aberturas da Rede Globo, Donner é o criador do famoso logotipo da emissora e foi durante muito tempo responsável pela criação das aberturas, vinhetas e efeitos especiais. Com toda essa bagagem, ele agora se dedica a mudar o conceito de “time is money” (tempo é dinheiro) para “time is life” (tempo é vida).

Como presente ao 57º aniversário de Brasília, o designer trouxe uma obra que promete fazer o brasiliense – e qualquer um que se deparar com a novidade - repensar sua relação com o tempo. Na via de acesso ao aeroporto da Capital, foram instalados painéis de led que rompem com a forma cronológica de contar as horas. “O tempo do homem não se submete mais aos ciclos naturais, como faziam nossos antepassados”, explica Donner. “Tive a chance de estrear um novo conceito no centro do País, onde pessoas de todo o mundo desembarcam toda hora. Brasília é a cara do futuro”, conta ao GPS|Brasília.



No “relógio revolucionário”, em vez de ponteiros e números, Donner decidiu contar os minutos, horas e segundos com fluidez, beleza e design. Mas a projeção dessa ideia  não aconteceu de uma hora para outra. “O estalo foi há quase 30 anos, em 1986, quando eu estava em Paris, na ‘cidade da luz’. Lá, me veio a vontade de embelezar o tempo. Queria colocar um design nisso”, explica. Segundo Hans, o homem sempre foi levado a olhar para o relógio sem suavidade. “Antigamente, todos os relógios do mundo eram variações dos mesmos elementos: ponteiros. Depois, a partir da bomba relógio, vieram os números nos relógios. Um conceito muito pesado!”, conta.

Estamos sempre com a mente ocupada, vivendo em razão de seguir agendas, prazos e horários. Com seu novo projeto, o designer nos convida em uma viagem para perceber o tempo como indivisível, como oportunidade para viver desacelerado. “O ser humano está preso à forma cronológica de contar o tempo. Eu chamo isso de ‘ditadura e a tortura do relógio’. Temos hora de acordar, hora de comer, hora de tomar banho, hora do jogo, hora da novela, hora de dormir. Vivemos na urgência, na pressa”, diz. O inovador design mostra como o tempo não para. No lugar de um relógio que tem a mesma “cara” a todo momento, a proposta de Hans traz 43.200 designers diferentes. “Fazem um espetáculo sem parar”, explica. Nos 30 anos que se dedicou ao desenvolvimento do projeto, Hans conta que viveu momentos inesquecíveis, encontrando personalidades ao redor do mundo que acreditavam e se emocionavam com o novo conceito.


Hans Donner e a mulher Valéria Valenssa, a "Globeleza"


 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}