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Fala, personal!

Preparador físico Pedro Guimarães fala sobre a obesidade e o sobrepeso no País

Olá leitores,

O ministério da Saúde divulgou hoje, 17, dados relacionados à margem da população brasileira que apresenta obesidade e sobrepeso. Os resultados trouxeram bastante preocupação visto que 1 a cada 5 brasileiros encontram-se com obesidade e mais da metade da população apresenta sobrepeso. O cálculo foi baseado em valores do Índice de Massa Corporal que é feito através da divisão do peso pela altura ao quadrado. Valores iguais ou acima de 25 kg/m2 são considerados sobrepesados e acima de 30 kg/m2, obesos.


O ministro divulgou também, que medidas devem ser tomadas imediatamente para controle do peso. Isso por que várias doenças graves apresentam correlação com obesidade e sobrepeso como: diabetes, hipertensão, cardiopatias e até alguns tipos de tumores. Devido a isso, a coluna “Fala, Personal!” resolveu lançar um desafio para as pessoas que se encontram nessa faixa da população. Basicamente, será uma mudança de hábitos baseada em 5 pilares:

Procure um melhor cardápio


A maior parte das pessoas que apresentam dificuldade no controle de peso não possui uma alimentação saudável. De preferência para alimentos in natura que sejam orgânicos. O valor nutritivo é maior e sem a utilização de agrotóxicos.

Diminua o consumo de industrializados

É difícil acreditar que alimentos perecíveis tenham prazo de validade superior a 3 meses. Isso só é possível por conta do excesso de uso de conservantes, que na sua maioria fazem mal a saúde. Portanto, fuja dos industrializados!

Evite o consumo de álcool

A pesquisa reafirmou também que a população vem consumindo bebidas alcoólicas em excesso. Isso provoca problemas hepáticos e renais e também um maior acúmulo de gordura entre os órgãos.

Se movimente mais

Juntamente com o ganho de peso, o sedentarismo vem crescendo entre a população. Isso significa que o movimento que gera gasto de energia não vem acontecendo. Procure uma atividade para praticar, use a escada no lugar do elevador, vá a padaria a pé, faça pequenas mudanças no seu dia para que tenha mais exercício.

Crie uma rotina

Depois de passar pelos 4 primeiros pilares, elabore uma rotina. Faça um planejamento com sua alimentação, seus exercícios e seus horários, isso vai te ajudar a não perder o controle. Se por acaso você deslizar, não se preocupe, volte para sua rotina o mais rápido possível. O cérebro responde a hábitos quando eles se tornam repetitivos.

Então, não temos desculpa para apresentar sobrepeso ou obesidade. Procure um médico para orientar esse inicio do processo. Um nutricionista e um professor de Educação Física também são importantes. Quem vai entrar no nosso desafio?

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)


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