GPS | BEM-ESTAR

Chá da vez

Queridinho no emagrecimento, kombucha é a nova sensação para os adeptos de chás e seus benefícios a saúde

Você já ouviu falar no kombucha? O chá chinês milenar é a novidade queridinha dos adeptos de alimentos e bebidas orgânicas do Brasil. Foco de estudos da USP, a substância é ingerida para trazer benefícios ao corpo, principalmente auxílio no sistema digestivo, imunológico e também na perda de peso.

 

A bebida artesanal, que surge da fermentação do chá preto, começa a atrair cada vez mais fãs devido à alta divulgação de seus milagres. A nutricionista Elaine de Pádua explica que o kombucha (se pronuncia kom-bu-tchá) melhora a flora intestinal, e com isso, aprimora o sistema imunológico, regula o intestino, dá sensação de saciedade e melhora a absorção de nutrientes. "Além disso, aumento da imunidade e diminuição de alergia e intolerâncias alimentares”, acrescenta.

 

Quanto ao preparo do chá, é preciso unir um scoby, uma espécie de colónia de bactérias que lembra uma panqueca, ao chá, e deixar fermentar por sete dias. Para ajudar no sabor, pode-se usar alguns flavors, como cravo e gengibre. "Ele fica com um gostinho até alcoólico, apesar de não ter quase nada de álcool. O sabor lembra um pouco um prosecco ou espumante", diz Elaine. Como é usado chá verde e chá preto para a preparação, ele acaba tendo compostos fenólicos, o que é sinônimo de benefícios antioxidantes para o organismo.

 

 

A bebida, apesar de pouco calórica, precisa ser ingerida com moderação. "Não existe ainda um consenso a respeito da quantidade permitida, porque os estudos estão sendo feitos pelos pesquisadores", comenta. "Então, a indicação é o consumo normal de 300ml diárias."

 

O kombucha, que virou febre entre famosos, pode ser comprado pronto ou feito em casa. "Para você fazer em casa é preciso usar o chá verde, chá preto, chá mate ou hibisco e colocar um pouco de açúcar", explica Elaine. "O segredo é fazer com que o scoby consiga fermentar esse produto e fazer dele um probiótico." Para os menos animados que preferem não arriscar, a bebida é vendida pronta em lojas de produtos naturais. "Algumas empresas estão comercializando com outros componentes, como frutas vermelhas, maçã com canela, uva com gengibre e várias opções", conclui.


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}