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Preparador físico Pedro Guimarães fala sobre o formato de treino que promete acelerar o processo de emagrecimento

Olá leitores,

Quem não quer dicas para emagrecer mais rápido? São tantas chamadas em revistas, sites e redes sociais que os leitores acabam bombardeados de informações. Um dos temas que é bem recorrente nessas matérias é o HIIT. Hoje vamos comentar um pouco sobre esse formato de treino que promete acelerar o processo de emagrecimento.

HIIT é um sigla em inglês que significa treinamento intervalado de alta intensidade. Basicamente, o objetivo dele é variar intensidades (geralmente acima de 80% da frequência cardíaca máxima) com períodos de descansos (passivos ou ativos) durante um tempo determinado. Pesquisas já mostraram o poder desse treinamento na otimização de tempo, no impacto metabólico e também na diminuição da fome. Mas como ainda existem muitas dúvidas a respeito do HIIT, vamos nos aprofundar um pouco mais.

Quem é portador de doenças cardiovasculares pode fazer?

R: Sim. Mas seria importante que seu cardiologista permita que você faça esse tipo de treinamento. A sobrecarga cardíaca pode ser bem alta, dependendo do protocolo. Mas já existe literatura mostrando os benefícios do treinamento, também com cardiopatas.

Precisa ser no máximo da velocidade?

R: Não necessariamente. Alguns protocolos podem exigir mais de 100% da sua capacidade cardíaca, enquanto outros são baseados em 80% do máximo.

Onde posso fazer o treino?

R: São várias as possibilidades. Bicicleta, esteira, escada, elíptico, corda naval, pulando corda ou até mesmo na musculação. O importante é que exista consistência no plano. Ele não deve oferecer risco de acidentes. Se você tem problemas no joelho, por exemplo, não seria interessante realizar o treino em esteira ou escada. A melhor opção seria bicicleta ou corda naval.

Quanto tempo de treino?

R: De poucos minutos a quase uma hora. O protocolo de TABATA que já é bem conhecido o tempo total de treino é 4 minutos. Enquanto o protocolo de BILLAT que sugere uma proporção de 30 segundos de estimulo para 30 de recuperação pode levar quase uma hora de treino.


Portanto, não existe mais espaço para falta de conhecimento. Quer otimizar seu tempo com um treinamento eficiente para o emagrecimento... Converse com seu professor sobre o HIIT e escolha um protocolo que faça sentido para seu planejamento.

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)


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