GPS | DESTINO

Turks and Caicos, logo ali

COLABORADOR Carol Dutra   
|   31/03/2017 07:00 ( atualizada 31/03/2017 07:00)   
FOTO Reprodução   
Uma ilha inglesa em pleno Caribe, a 90 minutos de Miami, é o destino preferido dos que procuram sossego, luxo e proximidade com a natureza

Sabe aqueles lugares que ao ver as fotos logo pensamos: “por que não estou lá agora?” ou “será o meu próximo destino nas férias”. Essa é a sensação que Turks e Caicos transmite. O arquipélago britânico, formado por 40 ilhas localizadas no mar do Caribe, faz sucesso entre os famosos. As belíssimas praias de areia branca com o mar turquesa, um dos mais cristalinos do mundo, seduzem uma lista infindável de turistas vips. Alguns se instalaram por lá, construindo suntuosas mansões, como é o caso do Rolling Stones Keith Richards, do ator Bruce Willis e da apresentadora Oprah Winfrey. Outros escolhem o local para fugir dos holofotes e descansar. Foi o que fez Brad Pitt em meio à separação de Angelina Jolie. O ator passou o feriado americano de Thanksgiving, em 2016, no Amanyara Villas Resort, o preferido das estrelas.

Além de ficar mais conhecida por conta da invasão de celebridades, a região tem um grande atrativo: a viagem a partir de Miami dura apenas 90 minutos de avião – como há conexão por lá, é necessário o visto americano, apesar de não ser exigido visto para o arquipélago. Da janelinha já dá para ver, porque a região é tida como um éden pelos frequentadores, tendo o mar mais azul do Planeta. Os dias são lindos e o céu aberto durante 320 dias no ano, com temperatura média de 28ºC.

O arquipélago hoje é considerado território ultramarino do Reino Unido, mas o pequeno paraíso de 600km² pertenceu à França no século XVIII e foi um país independente de 1976 a 2009, quando volta a ter o governo controlado pelos britânicos. No entanto, Turks e Caicos tem poucos indicadores de que faz parte da Terra da Rainha, não fosse pelo trânsito que segue a mão esquerda. Então,  nada de alugar carros, melhor optar por táxis ou vans. Apesar da origem britânica, o inglês falado lá tem mais um sotaque que lembra o dos Estados Unidos. Inclusive, a moeda passou a ser o dólar pela frequência de visitantes norte-americanos.

 

Manyara Villas Resort

A ilha mais populosa e estruturada é a Providenciales, carinhosamente chamada de Provo. É onde vivem 25 mil dos 35 mil habitantes de Turks e Caicos. É também o favorito dos turistas e onde está o aeroporto. Além dele, duas pistas de pouso privadas recebem a terceira maior frota de aviões particulares do Caribe.

A maioria dos hotéis está nessa ilha. O mais encantador é, sem dúvida, Amanyara Villas Resort, mas também tem os luxuosos The Palms Turks and Caicos e o The Regent Grand. O pequeno centro, na região de Turtle Cove, reúne lojas, bares, restaurantes e um cassino. Nas quintas-feiras, os moradores organizam a Thursday Fish Fry, uma festa em que vendem todo tipo de artesanato, além de comidas e bebidas tradicionais a um preço muito mais em conta. Uma ótima oportunidade para conhecer a cultura local.

A principal praia de Provo é a Grace Bay. Com oito quilômetros de extensão, os recifes de águas mornas e calmas são um convite para a prática de esportes náuticos, entre eles destacam-se mergulho de snorkel, kitesurf, stand up e parasailing. À noite, a pedida é o Coco Bistro. Com um ambiente romântico, o jantar é servido ao ar livre, à sombra das árvores. Outra praia muito frequentada na ilha é a Blue Hills. Lá, o restaurante mais popular é o Conch Shack e RumBar, onde as famosas conchas gigantes formam um tapete de frente para as mesas montadas na areia. O forte dos cardápios dos restaurantes são frutos do mar. O prato local é a carne de caracol, parece estranho, mas é interessante experimentar. Vale ainda provar a Turk´s Head, a cerveja local, feita com a água do mar, depois de passar pelo processo de dessalinização.

 


 
Para quem gosta de aproveitar a natureza há a opção de passeios em barcos com o chão de vidro. Entre os meses de fevereiro e abril é possível ver golfinhos e baleias jubarte, que circulam pelo Caribe. Alguns resorts oferecem aos hóspedes caiaques. Outras ilhas que valem a visita são North Caicos, Middle Caicos, East Caicos, South Caicos, West Caicos e Grand Turk, onde fica a capital Cockburn Town. Para chegar nelas é necessário pegar um barco de Providenciales.
 
Em Turks e Caicos também é possível conhecer a única fazenda de conchas do mundo, a Caicos Conch Farm. Um tour de 30 minutos mostra criação das conchas Caribbean Queen, em uma aula prática de biologia. Em Grand Turk existe um museu que conta a história do arquipélago e de famosos naufrágios ocorridos na região. O Cheshire Hall é hoje um conjunto de ruínas do que foi uma propriedade de plantação de algodão nos anos 1700.
 
E quem curte a natureza também não pode deixar de ir em Little Water Cay, onde passarelas levam os visitantes até bem perto das iguanas, que parecem gostar das visitas e até posar para as fotos. Tantas maravilhas naturais explicam – e justificam – o slogan criado pelo turismo da região: "Turks e Caicos: bonita por natureza".


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}