GPS | ARTIGOS

Fala, personal!

COLABORADOR Pedro Guimarães   
|   27/03/2017 16:55 ( atualizada 27/03/2017 16:55)   
FOTO Reprodução   
Preparador físico Pedro Guimarães fala sobre a importância de envelhecer ativo e saudável

Olá, leitores!

 

O cenário politico vem discutindo alterações nos planos de aposentadoria do trabalhador nos últimos meses. Segundo pesquisa do IBGE, a população idosa deve triplicar até 2050. Em 2010, a terceira idade correspondia a 10% da população total; em 2050, a previsão é que esse percentual chegue a 29,6%. O fato importante que quero mencionar é: será que vamos ter qualidade de vida para viver o envelhecimento com saúde?

 

O que sabemos é que para o idoso viver mais e melhor, é importante se manter ativo. Além disso, ele deve fazer exercícios que realmente valham a pena para ele. Funções como agachar e levantar, desviar de obstáculos e ter força para carregar algum peso, são obrigatórios para classificar um idoso como resistente.

 

Não praticar atividades físicas, pouca locomoção e controle alimentar irregular, torna o indivíduo muito mais suscetível a doenças, além de dificultar atividades diárias, como ir ao banheiro com autonomia. Outro fato que ocorre com pessoas inativas é a maior ocorrência de osteoporose, quedas, maior período de internação médica e síndrome da fragilidade. Esta síndrome acontece, geralmente, após alguma queda ou alguma doença que tenha influência direta com a diminuição das capacidades funcionais de equilíbrio, força, agilidade e resistência.

 

Uma medida simples é trazer movimento a esse idoso de maneira controlada e direcionada. Os treinamentos concorrentes, que são compostos por treinos de força e atividades aeróbias, são os mais indicados para esse público. O ideal é que seu planejamento seja composto de exercícios de equilíbrio, agilidade, resistência e potência – não necessariamente em uma mesma sessão. Quanto maisexercícios esse público praticar, menor a chance de óbito atribuído a quedas e doenças oportunas. Portanto, se você é idoso,procure a orentação de médicos, fisioterapeutas e profissionais de Educação Física - se não for, mas conhecer algum, aconselhe esta prática. Exercícios físicos podem significar muito mais vida!

 

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)

 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}