GPS | CULTURA

Arte de montar

COLABORADOR Redação   
|   22/03/2017 07:00 ( atualizada 22/03/2017 07:00)   
FOTO Fernando Veler   
Ansioso pela exposição The Art of the Brick? GPS|Brasília te apresenta a mostra que exibe 83 obras construídas com Lego

Coloridas, divertidas e nostálgicas, as peças de Lego marcaram a infância de gerações por todo o mundo. Talvez seja esse um dos motivos para o enorme sucesso da exposição The Art of the Brick, a única no mundo, com 83 esculturas impressionantes em um novo gênero: obras de arte excepcionais, em ambientes simplesmente de tirar o fôlego, criadas com mais de um milhão de blocos Lego. Por traz das criações, está o artista plástico norte-americano Nathan Sawaya, que expressou sua criatividade e emoção por meio do "monta e desmonta" das pecinhas.

A mostra foi lançada em abril de 2007, em Lancaster, na Pensilvânia. Desde então, The Art of the Brick já ocupou mais de 80 museus e espaços nas principais cidades norte-americanas, e também foi vista em países como Bélgica, Holanda, Irlanda, China, Israel, Singapura, França, África do Sul, Austrália, Suíça e Espanha, visitada por mais de 10 milhões de pessoas e celebrada pela imprensa de todo o mundo. A exposição chega a Brasília após ser vista por mais de 180 mil pessoas somente em São Paulo, na OCA – Museu da Cidade de São Paulo, e 130 mil pessoas no Rio de Janeiro, no Museu Histórico Nacional.


O GPS|Brasília já visitou a exposição e deixa algumas ressalvas aos leitores. A primeira dica é não deixar de ler as plaquinhas de descrição das obras. Cada identificação traz uma frase reflexiva com metáforas e pensamentos profundos sobre o que cada escultura representa. Outra sugestão é fazer a visita com ajuda do folder eletrônico da mostra, disponível para Android e iOS, que descreve por áudio cada metro da exposição.



No 1º room, batizado de "O Estúdio do Artista", as peças não seguem um tema específico, apenas elenca "coisas" que remetem a evolução da arte. Ao final, a peça mais emblemática da exposição: o "Yellow Man", que ilustra a arte "saindo" de dentro do artista.



No 2º espaço, esculturas grandes, médias e pequenas que remetem às "Expressões Humanas", lembrando a experiência pessoal de Sawaya. A exposição segue com um room dedicado a "Condição Humana", desta vez expressando o que as pessoal sentem.

Na sala "Mestres do Passado", reconstruções em Lego de obras de arte universalmente conhecidas, como “O Pensador”, de Rodin, a “Vênus de Milo”, “O Grito”, de Edvard Munch – em que as mãos e cabeça explodem para uma terceira dimensão – e “O Beijo”, de Gustav Klimt.



A visitação segue para a "Sala dos Retratos", com imagens de astros como Jimi Hendrix, Bob Dylan, Janis Joplin e o brasileiro Pelé, este último exclusivo para as exposições no Brasil. Na última sala, o visitante encontra-se cara a cara com o impressionante esqueleto de T-Rex de 6 metros de comprimento feito com 80.020 blocos.


Quem é o artista?

Natural da cidade norte-americana de Colville, no estado de Washington, Nathan Sawaya hoje é um artista premiado, que divide seu tempo entre os estúdios que possui nas cidades de Nova York e Los Angeles. Formado em Direito, tendo atuado como advogado corporativo, ele descobriu os tijolinhos de brinquedo como forma de arte em 2002, desenvolvendo desde então um trabalho divertido, mas extremamente meticuloso, uma arte que joga com material, cor, movimento, luz e perspectiva. Recebeu inúmeros prêmios e honrarias, que reconhecem seu trabalho como uma nova dimensão da Pop Art e do Surrealismo, como o Unique Awards em 2011, que reconhece artistas únicos com um trabalho não tradicional.

Serviço

Exposição “The Art of the Brick”
Data:
29 de março a 21 de maio
Local: Estacionamento coberto Iguatemi Brasília - St. de Habitações Individuais Norte CA 4 Loja 2 - Lago Norte, Brasília - DF
Horário: Segunda a Sábado, das 10h às 22h; Domingos e Feriados, das 11h às 23h
Entrada: R$20 (meia) R$40 (inteira)
Vendas:
De 21 a 28 de março , vendas:
-pela internet e aplicativo para celular*
-no ponto de venda extra, Iguatemi Brasilia, piso térreo
À partir de 29 de março, vendas:
-pela internet e aplicativo para celular*
-na bilheteria da exposição, Iguatemi Brasilia, 1º subsolo
-no ponto de venda extra, Iguatemi Brasilia, piso térreo
Site vendas: www.tudus.com
Aplicativo para celular (sistemas IOS e Android): Tudus
Informações: http://expo-theartofthebrick.com.br/
Facebook: facebook/theartofthebrickbrasil
Instagram: instagram/theartofthebrickbrasil

 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}