GPS | DESIGN

Toque brasileiro

COLABORADOR Pedro Lira   
|   17/03/2017 16:00 ( atualizada 17/03/2017 16:00)   
FOTO Reprodução   
Valorização do mobiliário nacional é tendência na decoração de interiores no país e exterior

Com aposta em elementos naturais e detalhes, o mobiliário brasileiro é a principal tendência de decoração do momento. Arquitetos da cidade investem em nomes do País e até de Brasília para tornar interiores mais despojados em estilo clássico ou contemporâneo.

 

Não é de hoje que os produtos nacionais do segmento ganham evidência. Lá nos anos 50, com produções de Zanine Caldas, Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupin e Joaquim Tenreiro, Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi, as peças já eram destaque no mercado. "Hoje, temos técnicas mais avançadas, com isso conseguimos produzir móveis com acabamentos minuciosos, pensadas em detalhes que vão desde o toque na peça ao conforto de utilizá-la", explica Clay Rodrigues, arquiteto da cidade.

 

No exterior, a milanesa Nilufar, uma das mais respeitadas galerias de design do planeta, dedicou sua tradicional e disputada exposição durante a Design Week de 2016, ao mobiliário brasileiro. A Cadeira de Balanço de Oscar Niemeyer ganhou ainda mais destaque por estar em uma ambientação em uma das casas das Kardashians.

 

Cadeira de Balanço de Oscar Niemeyer

 

A cadeira Paulistano, criada por Paulo Mendes da Rocha, está exposta no Museum of Modern Art (MoMA) em Nova York. "Creio que o trabalho feito no Brasil tem uma certa espontaneidade e mostra domínio nas técnicas de marcenaria. Acaba que leva para fora algo que é pouco explorado por designers internacionais que em sua maioria utilizam acrílico, alumínio, cobre e afins", comenta Clay.

 

Mas o que há de especial em nossas peças? Segundo os especialistas, padrão e qualidade excelentes, além de criatividade e muitas vezes até design divertido. "Não estamos limitados apenas a madeira natural, mas creio que hoje as peças de maior reconhecimento aqui e fora do País utilizam essa matéria-prima."

 

Da Capital para o Brasil

 

Essa rica produção também acontece na Capital. Por aqui, as peças concebidas por Dimitri Lociks, designer gráfico e de produto, e pelos arquitetos Gustavo Goes e Simone Turíbio, do Domingo Arquitetura e Design, é exportado para o restante do País. Sofás, poltronas chaises e mesa de centro das linhas Dinda e Alforge levam a assinatura dos brasilienses para casas de vários locais do País.

Em seus projetos, sempre focaram em design exclusivo. No entanto, algumas peças faziam tanto sucesso que surgiu a pergunta: por que não produzí-los para mais pessoas? Sendo assim, em 2014, o trio se uniu a outros designers de Brasília para fundar o coletivo Entre Eixos. A ideia do projeto era unir forças e trocar experiências entre designers locais para fortalecer o mercado de design da Capital Federal. O resultado foi a criação de uma linha exclusiva que fez a sua estreia na Paralela Design, uma das maiores feiras de mobiliário e design autoral da América do Sul, que acontece também em São Paulo.


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}