GPS | CULTURA

À toda fotografia

Fortaleza inaugura Museu totalmente dedicado à foto neste sábado

No Ceará, os amantes da fotografia terão um museu exclusivo para chamar de seu. O Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) expõe  obras que vão desde o foto jornalismo, passando por retratos, arquivos fotográficos históricos, cineclubismo, paisagens, imagens de guerra e crônicas fotográficas. 
 

A primeira mostra do local reúne 400 imagens da Coleção de Paula e Silvo Frota. "O Museu é uma homenagem aos fotógrafos. Muitas vezes, a imagem repercute, mas ninguém se preocupa com o profissional. Decidimos construir esse espaço para toda a sociedade ter acesso a essa arte", conta o proprietário do espaço Silvio Frota.



 

Até setembro, os três andares do prédio na capital cearense estarão divididos em quatro eixos principais. O curador Ivo Mesquita dividiu o acervo do casal por temática porque a coleção é muito completa. "Decidimos mostrar só um pouco do acervo. Cada conjunto de fotos aqui, ganhará uma exposição individual no futuro", explica Ivo. 




 

Dessa forma:

- Um Imaginário de Cidades convida o expectador a explorar os espaços urbanos, identificar-se com os personagens retratados e questionar a arquitetura das décadas retratadas. 

- Sobre Crianças abraça o imaginário infantil, mostrando sorrisos e abandonado. Essa série trabalha diferentes olhares, gerações e nacionalidades dos pequeninos em ambientes comuns como escola, chegando ao debate sobre o trabalho infantil e violência doméstica.

- Jogo de Olhares é dedicada à fotografia contemporânea. Sem temas específicos, os trabalhos caminham pelo surrealismo e erotismo, foto performances, fotografia de moda, fotorreportagens.

- Em um último momento - no terceiro andar do edifício - o visitante adentra o universo da fotografia dedicado ao Norte e Nordeste brasileiro, narrado por autores originários ou não da região, mostrando as belezas da região. O fotógrafo cearense Chico Albuquerque é o grande homenageado nesse eixo da mostra. Ganhou uma sala dedicada a ele em comemoração ao centenário do grande representante da cultura local.

Segundo o proprietário, a intenção do Museu é ser itinerante. Entre os projetos, está o incentivo à fotografia por meio de visitas de escolas ao MFF e o contrário. "Iremos até as crianças mais carentes. Vamos propor que ela tirem fotografias. Depois, as melhores fotos serão expostas aqui. Até o próximo semestre começamos esse projeto", orgulha-se Silvio. 

 


 

Fotógrafos em destaque
Man Ray
Henri Cartier-Brasson
Imogen Cunningham
Robert Doisneau
Richard Avedon
Sebastião Salgado
Chico Albuquerque
Robert Capa

 

Museu da Fotografia Fortaleza (MFF)
Rua Frederico Borges, 545, Varjota, Fortaleza – CE
Funcionamento: de quarta à sábado, das 12h às 17h
Entrada: R$10, gratuito às quartas-feiras e para grupos agendados


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br