GPS | BEM-ESTAR

A vez do abacate

Fã do óleo de coco? Conheça o óleo de abacate, novo modismo saudável que está roubando a cena na cidade

Não é novidade que o óleo de coco é parte fundamental da receita de quem buscar perder peso e manter o corpo saudável. No entanto, há um novo queridinho na praça. O abacate, chamado "ouro verde", está cada dia mais popular e seu óleo tem roubado a cena entre os produtos fitness.

 

O alimento é mais um na longa lista entre comestíveis ricos em ácidos graxos e esteróis, como o azeite de oliva e o próprio óleo de coco. Ou seja, é a substituição ideal para os óleos comuns de cozinha como milho e girassol, tendo um perfil nutricional similar ao de oliva.

 

Defensor do produto, o nutricionista Clayton Camargos explica que apenas uma colher por dia pode trazer inúmeros benefícios. "Composto principalmente de gorduras monoinsaturadas, é rico em Vitamina E e Ômega-9. Aumenta os níveis de bom colesterol no sangue e diminui o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais", explica. "Além disso, contribui para o bom metabolismo e bom funcionamento hepático."

 

Por possuir o ponto de fumaça em 271°C graus, permite o uso em qualquer tipo de preparação que necessite de temperaturas elevadas, sem perder seus benefícios! Ou seja, pode ser utilizado para ir ao fogo em preparações que necessitam de calor médio,  incluindo refogar legumes, cebola, alho e arroz.

 

 

Segundo o nutricionista, ele ajuda inclusive a perder a barriguinha. "O óleo ajuda a controlar os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e ao acúmulo de gordura abdominal", afirma.

 

Outra substância presente no produto são os antioxidantes. Os nutrientes possuem vários benefícios, incluindo combate ao envelhecimento precoce, contribuição à saúde dos olhos, sensação de saciedade, contribuindo assim à perda de peso, reduz o mau colesterol e até diminui o risco de certos tipos de câncer.

 

Extraído diretamente da polpa da fruta, o óleo pode ser adquirido  na forma de cápsulas ou em embalagens para uso culinário. Para os mais talentosos, também é possível produzir em casa.

 

Se você já é adepto do óleo de coco, a novidade é apenas mais um para sua lista, não havendo motivos para trocar de alimento. "Não existe um óleo melhor do que o outro. Quando comparamos côco e abacate, o que ocorre são alimentos com uma rica oferta nutricional e que podem fazer parte da dieta de forma parcimoniosa e sob supervisão profissional", aconselha Clayton.

 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br