GPS | COTIDIANO

Para fazer junto

Trabalhar e trocar experiências com diferentes profissionais: a prática do coworking vira tendência na cidade

Entram em uma sala um advogado, um músico e um designer… Parece começo de uma piada ruim, mas é a rotina dos ambientes coworking espalhados por Brasília. Com o conceito de escritórios colaborativos, os espaços são uma tendência inteligente e acessível de conectar pessoas e criar redes de apoio profissional.

Cada vez mais presentes no universo empreendedor de Brasília, os coworkings giram em torno da colaboração. Profissionais de diferentes áreas dividem um espaço de criação e compartilham idéias, projetos, experiências e inspirações. "Ambientes de colaboração têm que ter diversidade. Só será coworking se as pessoas trabalharem juntas", defende Cristiane Pereira, uma das sócias do Multiplicidade, o primeiro do segmento na Capital.  "Criar com perfis diversos é muito mais desafiador", acredita.

Por lá, startups, designers, editoras de livros, arquitetos, músicos e até advogados interagem entre si e dividem um ambiente com todos os recursos que um escritório exige. Já em funcionamento há seis anos na Asa Norte, a casa cresceu de 80m² para 400m² no ano passado. Quando questionada sobre o boom que a proposta de coworking teve nos últimos meses, Cristina acredita que a popularidade mostra um crescimento gradual. "Todo modelo de negócios cresce gradualmente e com o coworking tem sido assim".

 

Co-Piloto

Há quem concorde. Victor Pucker, sócio da Co-Piloto, na Asa Sul, defende que a filosofia do coworking não é recente, mas é nova na cidade. "A ideia está crescendo por aqui e tomando forma", diz. Ele ainda acrescenta que há uma confusão do conceito com os escritórios virtuais. "O coworking não foca em uma prestação de serviços como um escritório de endereço fiscal onde o profissional nem frequenta, mas sim em conectar pessoas, em pensar na criação", explica.

Apesar não buscar um nicho, a casa é queridinha da economia criativa, com uma presença mais forte deste nicho com designers, produtores, programadores e outros. "É importante não segmentar e nós também queremos profissionais de todas as áreas", conta Victor.

 



 

Novidade na cidade, o The Brain, recentemente inaugurado no SAAN, segue a mesma linha de pensamento, mas com o diferencial de um armazenamento de mercadorias. A ideia é que pequenos empreendedores consigam, assim como as grandes corporações, agrupar em um mesmo endereço sua estrutura administrativa e seu estoque, seja ele seco, resfriado ou congelado.

 

Servico

Espaço Multiplicidade

SCRN 702/3 Norte, Bloco A, Ed. Geraldo Machado

Asa Norte – Brasilia DF

(61) 3202-8270 / 9372-1399

http://www.espacomultiplicidade.com.br/

 

Co-Piloto

CLS 306 Bloco A Loja 33 Sobreloja

Asa Sul - Brasília DF

(61) 3256-9003

http://co-piloto.me/

 

The Brain

SAAN Qd. 02 Lote 430

Brasília DF

(61) 3771-2400

http://www.thebraincoworking.com.br/

 

 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br