GPS | ARTIGOS

Fala, personal!

COLABORADOR Pedro Guimarães   
|   06/03/2017 16:00 ( atualizada 06/03/2017 16:00)   
FOTO Reprodução   
Pesquisa decreta: população de Brasília é a que mais pratica exercício físico

O Ministério da Saúde liberou resultado de uma pesquisa que avaliou a pratica de exercício físico entre a população das 27 unidades da federação. O Distrito Federal apresentou o melhor resultado: Dos mais de 2000 entrevistados, entre homens e mulheres, 60,7% afirmaram praticar pelo menos 2 horas e 30 minutos de atividade física por semana.

Agora, será que praticar 2 horas e 30 minutos por semana é suficiente para ter uma vida saudável? A resposta é não! O fato de praticar essa quantidade de exercícios físicos não significa que essas pessoas estão levando rotina alimentares balanceadas ou até mesmo se elas estão recebendo alguma orientação na pratica desses exercícios. A atividade física deve ser bem orientanda para que os benefícios do exercício seja observado.É importante salientar que esse é o saldo, segundo a Organização Mundial da Saúde, necessário para sair do sedentarismo.

Um quesito muito interessante que também foi abortado da pesquisa é a questão da mobilidade urbana. Apesar de Brasília apresentar ciclovia e calçadas consideradas bem conservadas, nós não utilizamos a atividade física como meio de transporte diário. Florianópolis foi a capital que mais usa bicicleta como meio de transporte.

A pesquisa foi feita através de telefone e participaram do questionário pacientes de planos de saúde privados. Ou seja, não podemos levar ao pé da letra que nossa população é tão ativa assim. Mas, serve de parâmetro para avaliar que aqui temos uma boa qualidade de vida e uma possível menos incidência de doenças relacionadas ao sedentarismo.

Um outro dado que nos destacou nessa pesquisa foi o fato de sermos os que mais consomem álcool dentre as capitais. Cerca de 25,4% das pessoas que responderam a pesquisa afirma consumir mais que 4 doses para as mulheres e mais que 5 doses para os homens, em uma mesma ocasião, dentro dos últimos 30 dias.

Isso me faz lembrar a #tapago que muita gente posta nas redes sociais com a explicação de que apesar de beber bastante, fazemos exercícios. Eu só tenho a dizer que isso não justifica e as vezes pode até sobrecarregar o organismo. Isso mesmo! As pessoas que consomem álcool de maneira abusiva e se exercitam nos dias posteriores para “compensar” a bebedeira, podem estar expondo o corpo a uma série de danos. Portanto, maneirem na bebida e continuem buscando uma rotina de atividade física regular. Sua saúde agradece! Até semana que vem, pessoal.


*Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}