GPS | ARTIGOS

Fala, personal!

COLABORADOR Pedro Guimarães   
|   20/02/2017 16:00 ( atualizada 20/02/2017 16:00)   
FOTO Reprodução   
Preparador físico Pedro Guimarães fala sobre o uso do celular na academia. Melhora ou piora o rendimento dos treinos?

Acessório quase indispensável, o celular se tornou objeto de discussão entre pesquisadores e treinadores. O aparelho geralmente e utilizado pelos praticantes de atividade física para ouvir aquela playlist maneira e ajudar no timer do cronometro. Mas, ele também pode distrair e se tornar o vilão do seu treino. Então, saiba como o celular pode ajudar e atrapalhar o seu exercício.

AJUDANDO O TREINO

1) Selecionando aplicativos

- Nas lojas de compra de aplicativo é possível encontrar excelentes opções, até mesmo gratuitas, que podem ajudar a tornar seu treino mais intenso. Um bom exemplo são os cronômetros que controlam os tempos do HIIT. Com eles você pode definir quantos tiros, por quanto tempo e qual o intervalo de recuperação sem ter que olhar no visor durante a execução, já que eles usam sinais sonoros para alertar o praticante.

2) Cronômetro

- Muita gente não gosta de usar relógio durante os exercícios mas acredito ser um objeto indispensável para controlar o tempo de descanso entre séries. Todo celular vem com um cronômetro no aplicativo “Relógio”, use para respeitar o tempo de intervalo, isso vai dar melhor rendimento ao seu treino.

3) Playlist personalizada

- Aplicativos de música sempre serão bem vindos na sala de musculação. Pesquisadores já mostraram que uma música “agitada” pode influenciar no aumento da frequência cardíaca, maior poder de concentração e maior percepção de esforço. Portanto, seleciona aquela playlist legal e foco no treino.

ATRAPALHANDO O TREINO

1) WhatsApp

- Whatsapp durante o treino não combina. Além de distrair o praticante conversar pela internet enquanto se exercita pode aumentar os riscos de lesão. Isso porque o praticante não presta atenção nos exercícios e acaba aumentando a probabilidade de acidentes.

2) Tirar selfie no aparelho

- Não existe coisa mais chata e sem noção do que aquela pessoa que vai a academia somente para tirar selfies. Além de ocupar o equipamento, tirar fotos na academia pode ser incomodo para seu colega que está no aparelho do lado.

3) Assistir vídeos

- Eu já vi pessoas que assistem YouTube durante os treinos aeróbios, mas outro dia me deparei com uma cena hilária. O “cidadão” aproveitou o intervalo do treino para assistir um vídeo e ficou quase 10 minutos ocupando o aparelho. Não preciso nem dizer que descansar demais é a mesma coisa que não fazer o treino, né?!

Então pessoal, se você, assim como eu, não abre mão de usar o celular durante os treinos, aprenda como utiliza-lo de maneira que ajude no rendimento e não para prejudicar.

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)

 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br