GPS | ARTIGOS

Fala, personal!

Preparador físico Pedro Guimarães fala sobre projeto voltado para sobreviventes de câncer

Olá leitores,

Eu sou o tipo de pessoa que adoro compartilhar coisas que fazem bem. Se for de graça então, nem se fala. Por isso, resolvi compartilhar com vocês o projeto “Sobreviver Bem”, criado pelo professor mestre em Educação Física e Esporte, Filipe Dinato (CREF: 8612 G/DF). Esse projeto tem como objetivo levar informação aos pacientes que sobreviveram ao câncer e utiliza uma plataforma muito democrática: a rede social! O professor Filipe comentou um pouco mais sobre o assunto. Confira:

De onde surgiu a ideia de montar o projeto?

R: Nosso projeto surgiu após observamos em nossas pesquisas que os pacientes que sobrevivem ao câncer, em especial os de baixa renda, não tinham informações e nem buscavam tratamentos para os efeitos colaterais tardios e persistentes do câncer, por não serem encaminhados e não saberem o que sentiam.

Qual o objetivo do projeto?

R: Nosso objetivo e ajudar esses pacientes. Afinal, o próprio câncer e o tratamento (quimioterapia e radioterapia) promovem várias alterações fisiológicas que causam fadiga, perda de massa muscular, caquexia e osteoporose. Na rede publica, após o tratamento, as consultas passam a ser marcadas a cada seis meses ou até a cada ano. Para você ter ideia, tivemos um paciente que apresentava fadiga bem acentuada e achava que o câncer estava se desenvolvendo novamente e por isso não trabalhava mais.

O projeto se baseia somente nas redes sociais?

R: Nosso projeto tem dois pilares: informação e intervenção. No pilar informação temos nossas publicações semanais no Instagram e Facebook com informações sobre esses efeitos colaterais tardios e algumas formas de ameniza-los. No pilar intervenções, em fase de ajustes, iremos oferecer grupos de atividade física, dança e interação social, com orientação nutricional, para sobreviventes de câncer gratuitamente. Nossa pretensão é colocar em funcionamento a partir de maio/ junho.

Pessoal, eu não poderia deixar de compartilhar um projeto tão bacana como esse. Em tempos onde o amor ao próximo é raridade, o Sobreviver Bem merece todo o apoio para que pacientes sem condições financeiras possam ter acesso a atendimentos e tratamentos de qualidade. Vamos ajudar?!

*Foto em destaque feita pelo fotógrafo Randy Bacon para seu projeto Sweet Life em parceria com o Centro de Câncer Hulston

*Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}