GPS | ARTIGOS

Fala, personal!

COLABORADOR Pedro Guimarães   
|   23/01/2017 16:00 ( atualizada 23/01/2017 16:00)   
FOTO Reprodução   
Preparador físico Pedro Guimarães fala sobre fratura na coluna na musculação

Na última semana, um vídeo postado no YouTube, ganhou notoriedade através de diversos compartilhamentos nas redes sociais. Nele é possível notar um homem levantando um peso pesado em uma exercício chamado “Levantamento Terra” e desmaiando em sequencia sobre as anilhas após tentativa de concluir o exercício. O vídeo não é diferente de vários outros acidentes de academia que vemos, mas o problema é que foi publicado ao lado de uma imagem de raio-X que mostra uma lesão grave de coluna: uma fratura por cisalhamento.

A junção do vídeo com a imagem bastou para transformar a cena em um sensacionalismo desnecessário. Isso porque, segundo especialistas, a imagem da lesão tem uma baixíssima chance de ser do homem que aparece no vídeo. A lesão desse grau, como mostra a imagem, é mais comum em pacientes que sofreram um impacto extremamente alto como: acidentes de moto e carros, por exemplo. Mesmo que o vídeo mostre o rapaz caindo sobre os pesos, este impacto, provavelmente não ofereceria força suficiente para gerar uma lesão como a da imagem, no máximo uma fissura de costela, já que ele cai de lado.

Por conta disso, várias pessoas acabaram aproveitando a oportunidade para falar mal dos treinamentos de peso. Saibam que a musculação é responsável pelo tratamento de muitas das lesões que acometem a coluna vertebral. Mas isso só é possível quando o paciente segue um planejamento de reabilitação liderado por profissionais de ortopedia, fisioterapia e educação física.

Agora, é possível lesionar a coluna na musculação? Sim! Mas geralmente as lesões seguem com diagnósticos simples como lombalgias crônicas e agudas que se caracterizam por aquelas dores incomodas na região inferior da coluna. Geralmente elas são causadas por esforços repetitivos, má postura e a utilização de exercícios errado ou mal executados.

Portanto meus queridos leitores, antes de acreditar em tudo que se vê pela internet, é importante procurar saber a veracidade da notícia. Afinal, desde os impérios romanos é possível ouvir um dito que dizia: “uma mentira contada várias vezes pode se tornar uma verdade”. Até semana que vem!

Confira o vídeo:




*Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}