GPS | CULTURA

Estilo street arte

Mostra "Ozi - 30 anos de arte urbana" revisita história da Street Art no Brasil entra em cartaz na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Brasília recebe, a partir do dia 11 de janeiro, a exposição Ozi - 30 anos de Arte Urbana no Brasil, que reúne obras do paulistano Ozéas Duarte. O público vai conhecer uma importante retrospectiva da Street Art brasileira, desde 1984 até o período atual.

 

Ozi, como é conhecido no meio artístico, é um dos pioneiros da primeira geração do graffiti brasileiro e celebra três décadas de trabalho. O artista se destaca, no Brasil e no exterior, pela pesquisa sobre a técnica de estêncil, com forte influência da estética pop. Para mostrar toda essa experiência, o curador reuniu documentos, registros fotográficos, depoimentos e obras de Ozi em diferentes tipos de suportes.

 

A exposição está dividida em quatro segmentos: Rua, Arte fina, Matrizes e Bio. No segmento Rua são expostas obras em grandes dimensões, trazendo a linguagem utilizada por Ozi nos espaços públicos dos centros urbanos. As paredes da galeria receberão intervenções do artista e formarão um imenso mural carimbado com o repertório do artista.

 

 

O segmento Arte Fina reúne as obras criadas em suportes variados, normalmente expostas em galerias e adquiridas por colecionadores durante a trajetória do artista. São telas emolduradas, madeiras, metais, objetos de uso doméstico, latas de spray e outros itens, que formam uma coleção de pinturas, esculturas e assemblages. Entre as obras, há uma série de estêncil sobre bolsas falsificadas com marcas de luxo, compradas no mercado popular da Rua 25 de Março, em São Paulo.

 

Em Matrizes, um conjunto de máscaras de estêncil dos trabalhos mais emblemáticos da carreira de Ozi, criados entre 1984 e 2015, será exibido pela primeira vez. São verdadeiras raridades como as obras da série Museu de Rua, com referências a artistas como Anita Malfati, Van Gogh, Di Cavalcanti, RoyLichtenstein e Picasso.

 

Vídeos com depoimentos do artista e de parceiros de profissão são exibidos no segmento Bio. As imagens são do acervo pessoal do artista e remontam à história da arte urbana no Brasil, reunindo imagens históricas dos primeiros grupos de grafiteiros e suas intervenções na cidade de São Paulo, materiais gráficos de época e recortes de jornal.

 

Serviço:

 

Ozi - 30 anos de Arte Urbana no Brasil

Local: Galeria Vitrine da CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)

Abertura: 10 de janeiro de 2017, às 19h

Bate-papo e visita mediada com artista e curador: 10 de janeiro de 2017, às 19h30 Visitação: de 11 de janeiro a 26 de fevereiro de 2017

Hora: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Ingressos: entrada franca

Informações: (61) 3206-9448 e 3206-9449


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br