GPS | CULTURA

Luz, câmera...

Com oficinas gratuitas de cinema para crianças, Festival Internacional Pequeno Cineasta desembarca no CCBB em janeiro

E ação! Com o intuito de dar voz a crianças e jovens, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília promove, de 4 a 19 de janeiro, o Festival Internacional Pequeno CineastaItinerante. Após estrear novo formato em São Paulo, o projeto chega a Capital reunindo em sua programação os filmes vencedores das seis edições do Festival Internacional Pequeno Cineasta – FIPC realizadas no Rio de Janeiro.

Mostra Criança

Na Mostra Oficina Pequeno Cineasta serão exibidos 11 filmes, selecionados entre os mais de 50 filmes realizados nas Oficinas Pequeno Cineasta de 2010 a 2016. A Mostra Criança é dedicada à produção de jovens cineastas entre 8 e 13 anos de idade e é dividida em dois polos: a Mostra Internacional Criança e a Mostra Nacional Criança.

A Mostra Internacional Criança traz a público 9 curtas-metragens premiados de todos os gêneros, realizados por crianças da Itália, Argentina, Portugal, Grécia, Suécia, Espanha e Canadá, com destaque para O Portão de Chocolate (Grécia, 2014), ficção sobre uma lei insana, e real, que proíbe o consumo de chocolate pelas crianças gregas. A produção brasileira é contemplada na Mostra Nacional Criança, que reúne 10 filmes produzidos por crianças de diferentes estados brasileiros, com destaque para As Aventuras do Chauá, que trata da preservação do meio-ambiente e o papagaio Chauá, realizado por crianças de uma pequena comunidade rural em Aimorés (MG).

Mostra Jovem

A Mostra Jovem, por sua vez, reúne curtas-metragens feitos por jovens na faixa dos 14 aos 17 anos de idade. Na Mostra Internacional Jovem, são exibidos 8 filmes de países como Itália, Reino Unido, Burundi, Dinamarca, Inglaterra, Alemanha, Geórgia e República Tcheca. Nesta mostra destacamos o curta de animação Butoyi (Burundi, 2011), realizado por 12 meninas adolescentes que denunciam a realidade da violência contra a mulher e a discriminação no acesso à educação formal no seu país.

Na Mostra Nacional Jovem, por fim, são exibidos 11 curtas de jovens brasileiros de diferentes estados, com destaque para Quarto Branco (Rio de Janeiro, 2015). O curta do jovem cineasta carioca João Lucas Pedrosa, que além de ter levado o prêmio de melhor filme na 5a edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta, também conquistou espaço em festivais Internacionais da Itália e Dinamarca. Outro destaque é o documentário Pobre, Preta e Marginalizada (Osasco, SP, 2016), que trata de forma direta a trágica história verídica da morte de uma jovem negra de periferia de São Paulo.

Oficinas Pequeno Cineasta e Claquete



O que uma criança é capaz com uma câmera na mão? Com essa ideia na cabeça, a atriz e produtora Daniela Gracindo desenvolve oficinas dedicadas, exclusivamente, ao público infanto-juvenil, que hoje contabilizam 28 turmas formadas e em torno de 50 curtas-metragens realizados.

Em Brasília, a Oficina Pequeno Cineasta será realizada na Galeria 4 do CCBB, de 11 a 16 de janeiro, das 9 às 13 horas e é exclusiva para filhos de clientes Banco do Brasil. São seis encontros de quatro horas de duração cada, em que os participantes aprendem as etapas do processo de filmagem: criação do roteiro, operação de câmera, luz, arte, direção, produção, som e montagem. Ao final do curso os alunos realizam um filme de curta-metragem em formato digital que será exibido no dia 19 de janeiro às 19h, em uma sessão especial que também exibe o making of do processo de realização do filme pelos alunos. A oficina é limitada a 10 vagas voltadas para crianças e jovens entre 12 e 17 ano. O critério de seleção é a ordem de inscrição e comprovação do responsável ter conta no Banco do Brasil. As inscrições podem ser solicitadas a partir do dia 2 de janeiro de 2017 pelo e-mail inscricoes@pequenocineastafest.com.br até se esgotar o número de vagas.

A Oficina Claquete, por sua vez, acontece de 4 a 9 de janeiro, das 10h30 às 13h, na Galeria 4 do CCBB, e tem inscrições realizadas mediante retirada de senha uma hora antes na bilheteria do local. Nas duas horas e meia de duração de cada oficina, os participantes conhecem os conceitos básicos da linguagem cinematográfica por meio da realização de uma cena. São oferecidas 10 vagas por dia, incluindo 04 clientes do Banco do Brasil. A oficina é voltada para crianças e jovens entre 12 e 17 anos.

Serviço
Festival Internacional Pequeno CineastaItinerante

Oficina Pequeno Cineasta: 11 a 19 de janeiro– exclusiva para filhos de clientes BB
Oficina Claquete: 04 a 09 de janeiro
Mostra de Filmes: 04 a 18de janeiro
(agenda disponível em www.pequenocineasta.com.br)
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB Brasília SCES, Trecho 02, lote 22
Tel.: (61) 3108-7600
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre

 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}