GPS | ENTREVISTA

Gente que faz: Vanessa Vieira e Andressa Lourenço

COLABORADOR Redação   
|   14/12/2016 07:00 ( atualizada 14/12/2016 07:00)   
FOTO Luara Baggi   
À frente do projeto "Vista um Sorriso", Vanessa Vieira e Andressa Lourenço confeccionam vestidos de Natal para crianças carentes

Todos têm o direito de sonhar. Sonhar com uma profissão, sonhar com um futuro melhor, sonhar com uma viagem... E por que não sonhar com o vestido perfeito para uma ocasião especial? Idealizado por Vanessa Vieira, 27, o projeto brasiliense Vista um Sorriso promete dar uma pincelada de alegria ao Natal de 23 meninas carentes a partir de uma incrível união entre moda e solidariedade.

A jovem Vanessa começou a costurar há dois anos e meio e logo descobriu um hobbie com a confecção infantil. Sempre engajada com voluntariado, ela buscava afundo em seu pensamento uma forma de juntar esses dois grandes prazeres: costurar e ajudar. Foi quando a ideia para o Vista um Sorriso surgiu, na virada de 2016, e Vanessa convidou a amiga Andressa Lourenço, 29, para lhe apoiar na causa. O projeto tem como objetivo confeccionar vestidos de Natal para 23 crianças e adolescentes mulheres da ONG Casa de Paternidade, na Cidade Estrutural, atendendo ao máximo o gosto de cada uma delas.



“Fizemos uma visita a ONG e perguntamos para cada menina como seria o seu vestido dos sonhos. Elas nos contaram suas cores e estampas preferidas, anotamos tudo, e logo fizemos contato com as costureiras”, conta Vanessa. Entre os objetivos do projeto, o poder de escolha é um dos principais pontos que as as parceiras exploraram. “Infelizmente, a possibilidade de selecionar, optar ou preferir alguma coisa em vez de outra, não faz parte do dia a dia dessas meninas. A maioria veste roupas doadas, então a alegria em poder escolher o seu próprio vestido ficou estampada no rosto delas”, compartilhou.

Para colocar a mão na massa e iniciar a confecção, Vanessa, Andressa e as mais de 20 costureiras contaram com a ajuda de pessoas que doaram dinheiro ou tecidos. “Além do vestido, o kit de cada menina conta também com mochilinhas de saco, para elas guardarem suas roupas antigas; uma almofada de nuvem, que faz parte do conceito de ‘sonhar’ e um par de sapatos, combinando com o a peça principal”.  Em cada kit terá uma cartinha de Natal da pessoa que apadrinhou a criança.

Marcada para domingo, dia 18 de dezembro, a entrega dos vestidos promete ser um momento emocionante tanto para as idealizadoras, como para as crianças da Casa de Paternidade. O evento terá contação de histórias que falam sobre a possibilidade de sonhar e um desfile para as meninas exibirem seus novos looks. “A execução do projeto foi difícil, porém, tudo é muito gratificante no final. O sentimento em ver as mães empolgadas pelas filhas e pelo Natal é inexplicável”, disse Vanessa.

 

 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}