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Preparador físico Pedro Guimarães dá 5 dicas para turbinar seu treino aeróbio

Olá leitores,

O programa de emagrecimento, quase sempre, veio constituído de muito exercício aeróbio de longa duração, não é verdade? Quem nunca ouviu do professor da academia, do amigo, namorado ou até da avó que para perder peso você precisa suar a camisa durante uma atividade aeróbia de longa duração? Pois bem! Quem acompanha nossa coluna já sabe que, durante um programa de emagrecimento, as atividades aeróbias de longa duração e moderada intensidade podem não ser a melhor escolha. Já expliquei por aqui que a musculação e os exercícios de maior intensidade vem comprovando uma maior eficiência quando o objetivo é reduzir gordura corporal. Mas sempre chega no meu consultório o paciente que comenta: “Pedro, eu amo corrida... Não consigo viver sem meus passeios pelo Parque da Cidade! Como posso fazer para emagrecer sem abrir mão da minha paixão?” Então decidi organizar 5 dicas para você, que também tem esse pensamento, para tornar esse exercício mais efetivo para o emagrecimento.

Evite exagerar


Essa dica serve para praticamente tudo. Se você não tem o objetivo de completar uma maratona, não vejo necessidade para fazer treinos muito longos. Experimente reduzir as distâncias em pequenos trechos, por exemplo: divida 5000 metros em 10 treinos de 500 metros. Tendo seu treino em pequenos trechos, você pode forçar mais na velocidade e descansar de maneira passiva (parada) após concluir cada trecho. Isso vai transformar um treino contínuo (que tem características de manter a mesma intensidade) em um treino Intervalado (onde o treino tem mais intensidade com intervalos passivos). Você terá mais esforço, mais intensidade e mais resultados.

Não esqueça da musculação

Mesmo que você goste muito de corrida, bike ou skate, a musculação é quem vai te ajudar a evitar lesões, construir massa muscular e aumentar o metabolismo. Você poderia alterar os treinos de musculação com as atividade aeróbias.

Escolha exercícios seguros


Cada dia que passa surgem novas modalidades de exercícios. Muitos desses prometem mundos e fundos quando a fala é emagrecimento. Eu prefiro ouvir o conselho da minha vó Lulu e “não aceitar doce de estranhos”. Isso quer dizer que, você deve escolher uma atividade que te passe segurança... Não é porquê aquela blogueira que tem o namorado tatuado sobe ladeira rastejando, que você deve fazer igual.

Você pode fazer 2 treinos em um dia

É raro achar pessoas que, hoje, tem tempo para se exercitar 2x no mesmo dia. Mas se você é uma dessas pessoas vale a pena pensar em fracionar o seu treino em duas etapas. Por exemplo: fazer a atividade aeróbia de manhã e puxar ferro de noite. Eu recomendo que você faça um intervalo considerável entre as atividades e que tenha um ajuste na intensidade de ambos os treinos para não sobrecarregar o organismo. Ah! Não posso esquecer de mencionar que essa estratégia é somente para alunos avançados!

Converse com seu nutricionista

Acredito que essa seja a dica mais importante. Converse com seu nutricionista sobre uma alimentação coerente com seus treinamentos. De preferencia que ele entre em acordo com seu treinador para que, juntos, possam ajustar uma alimentação adequada com horários e características das atividades. Evitando assim, uma redução de peso inadequada (onde a diminuição do peso vem decorrente da perda de massa muscular).

Com essas dicas você vai poder entrar no mês do Natal com mais eficiência nos seus treinamentos conseguindo assim ganhar um saldo positivo para as comilanças das festas do bom velhinho. Até semana que vem!

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)


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