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Fala, personal!

COLABORADOR Pedro Guimarães   
|   21/11/2016 16:00 ( atualizada 21/11/2016 16:00)   
FOTO Reprodução   
Personal trainer Pedro Guimarães ensina como dividir seu treino de musculação

Olá leitores,

 

Uma das maiores dificuldades na prescrição de um treino de musculação é a divisão do plano. Sempre foi, também, o erro mais replicado nas academias. A dificuldade parte do seguinte ponto: quantas vezes (dentro de uma semana) o praticante vai realizar sua atividade? A resposta dessa pergunta é primordial para definir a quantidade de treinos que vamos escolher.

 

1x - 2x na semana

 

Quando a frequência do aluno é de uma ou duas vezes na semana, outra pergunta deve ser feita: caso vá 2 vezes, você vai em dois dias não consecutivos? Porque isso seria o ideal! O treino seria mais interessante se fosse dividido em apenas 1 plano. Ou seja, uma montagem que envolva todos os grandes grupos musculares.

 

O praticante conseguiria dar um estímulo e descanso equivalentes, não sobrecarregando o organismo e evitando possíveis lesões. Porque não posso dividir em mais treinos? Não que você não possa, mas não recomendo. O corpo funciona com um estímulo, um descanso e um novo estímulo. Portanto, se você demorar muito tempo para realizar esse novo estímulo os benefícios da repetição do plano podem não ser visualizados. Se você tem uma frequência baixa é muito mais interessante realizar apenas um treino.

 

3x na semana

 

Mais uma vez a pergunta é se você vai em dias não consecutivos. Se a resposta for não, mantemos a orientação anterior e escolhemos um treino que envolva grandes grupos musculares. Se você vai acabar indo, por algum motivo, em dias consecutivos, é interessante que faça a divisão de dois treinos. Ex: treino de membros inferiores (pernas) e treino de membros superiores (braços). Não é o ideal, mas executar os mesmo exercícios por dois dias consecutivos podem prejudicar suas articulações, por isso recomendo que tenha uma possível divisão.

 

 

4x na semana ou mais

 

Se você tem uma boa frequência, a pergunta agora deve ser outra: você é um aluno avançado ou iniciante? Quando o praticante é iniciante ou não tem muita experiência com treinamento resistido, não é muito interessante que se divida em muitas sessões o plano de treino. Uma divisão de 2 ou 3 treinos é suficiente. Se é um praticante avançado e experiente, aí o céu é o limite. Várias divisões podem ser propostas, inclusive de um treino diferente todos os dias.

 

Agora, o importante é saber que a recomendação mundial para a prática de atividade física deve ser de 5x na semana por 30 minutos em intensidade moderada ou 3x na semana com duração de 50 minutos em intensidade alta.

 

O que você deve fazer é organizar suas tarefas para encaixar exercícios regulares todos os dias. Isso mesmo! Todos os dias! Assim você vai programando seu cérebro a entender que aquilo vai ser benéfico para você. Ah, já ia esquecendo... Você deve procurar um professor de Educação Física, devidamente habilitado para definir o que é boa estratégia para você! Até semana que vem!

 

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)


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