GPS | BEM-ESTAR

Cuide do coração

COLABORADOR Redação   
|   22/11/2016 10:00 ( atualizada 22/11/2016 10:00)   
FOTO Reprodução   
Síndrome do Takotsubo, conhecida como Síndrome do coração partido, pode levar à morte

Sabe quais são as doenças que mais causam morte no Brasil? As cardiovasculares. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), estima-se que a cada 40 segundos um brasileiro morre do coração. Só nesse ano, já foram registrados mais de 280 mil casos de morte por doenças desse tipo. Entre elas, está a Síndrome do Takotsubo, conhecida como a síndrome do “coração partido”. Caracterizada por uma desordem transitória no coração, a enfermidade é causada por estresse intenso, sustos ou até mesmo alegria.

 

No Brasil, o primeiro registro da síndrome do coração partido foi em 2005. Ela foi relatada pela primeira vez por médicos japoneses, no início dos anos 1990. De acordo com o Dr. André Wambier, cardiologista do Hospital do Coração do Brasil, em Brasília, até 2% das pessoas afetadas pela doença podem chegar ao óbito. “Normalmente mulheres na pós-menopausa têm mais probabilidade de desenvolver a síndrome que se assemelha a um infarto, mas, diferente dele, as artérias estão sadias. No infarto uma artéria está fechada, na Takotsubo é excesso de adrenalina que mimetiza uma obstrução e dilata o coração”, explica. Algumas situações como festa de aniversário surpresa, falar em público e até uma notícia muito ruim podem gerar a complicação.

 

 

Segundo o médico, pacientes com os sintomas da síndrome devem ser internados imediatamente e precisam de repouso. “Dor no peito, falta de ar e alteração no eletrocardiograma e enzimas cardíacas após um estresse intenso podem sugerir a síndrome, porém, o mais importante é afastar as chances do infarto agudo do miocárdio, muito mais catastrófico. Se for Takotsubo há uma grande chance de que em poucos dias ou semanas de tratamento adequado, o coração volte ao normal e, dificilmente, o paciente terá a síndrome novamente”, destaca.

 

Tudo em excesso faz mal!

 

 

Um estudo suíço concluiu que dores no peito e falta de ar podem ser causadas também pela alegria. De acordo com pesquisadores do Hospital Universitário de Zurique, pelo menos um entre cada 20 casos da síndrome de Takotsubo, é causado por alegria em excesso. As conclusões foram divulgadas na publicação científica European Heart Journal. “Dor no peito nunca deve ser negligenciada e é importante manter os exames cardíacos em dia para evitar qualquer problema futuro”, completa o médico.


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br