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Fala, personal!

Preparador físico Pedro Guimarães cita cinco motivos que não te deixam emagrecer

Olá leitores,

Se tem uma coisa que a maioria das pessoas desejam é emagrecer. Nos últimos anos, a obesidade vem ganhando uma crescente notoriedade no espaço das causas de mortalidade mundial. Para muita gente atingir o objetivo parece impossível. Agora, porque as pessoas tem tanta dificuldade de emagrecer?

A culpa não é do final de semana!


É extremamente comum ver pacientes e alunos justificando aqueles quilos a mais na barriguinha por conta do churrasco e cerveja do final de semana. Eu costumo dizer que o processo que faz você engordar é muito mais global do que você imagina. Se você não segue uma alimentação saudável, não pratica exercícios físicos, não visita seus médicos com frequência, fique tranquilo... Não é o final de semana que te impede de emagrecer, é a sua semana toda! Busque ajuda de profissionais, esteja engajado com sua mudança no estilo de vida que seu lazer não será um vilão nos seus peso extra.

Alimentos não engordam!

Outra coisa que ouço muito nas academias é que o motivo de não conseguir emagrecer é o fato de não conseguir cortar certos alimentos que hoje são taxados de “mortais”. Exemplos comuns são lactose, glúten, bacon, ovos, álcool e carboidratos. Se você usa essa “desculpa”, te desafio a conversar com um bom nutricionista e ouvir dele que o segredo do emagrecimento ou dos alimentos que ajudam no processo é o equilíbrio! Você já parou para pensar o porque algumas pessoas precisam cortar tudo e outras não precisam cortar nada? A individualidade biológica pode explicar bem isso e o processo de redução de peso pode se tornar ainda mais possível.

Preciso fazer muito exercício para emagrecer!

Esse mito já foi falado várias vezes aqui na nossa coluna. Um engano completo imaginar que só consegue emagrecer quem pode ficar horas e horas na academia. Hoje, a ciência está ainda mais avançada e os estudos vem destinando bons resultados para uma menor quantidade de tempo de exercícios. Isso porque o “segredo” do sucesso pode estar ligado a intensidade do exercício (como ele é feito) e não com a quantidade (por quanto tempo você vai se exercitar). Mais uma vez a melhor maneira de não usar essa desculpa é procurar ajuda de um profissional para tratar da sua rotina com moderação.

Quero perder gordura localizada!

Já perdi a conta de quantas vezes me deparei com o texto: “Pedro, eu quero ganhar músculo nas pernas e perder gordura nos braços.”. Se eu ganhasse 1 real a cada vez que ouvi isso, estaria RICO!!! Brincadeiras a parte, não existe nada na literatura cientifica que pode nos levar a acreditar que é possível “setorizar” a queima de gordura. Isso significa que não é possível direcionar a redução de gordura localizada. Então, pare de fazer um milhão de abdominais e vários exercícios para o “tchauzinho”. Comece a se alimentar melhor e treine com intensidade.

Eu não gosto de aeróbio, por isso não emagreço!

Após a revolução industrial parece que o que realmente interessa para nós é trabalhar... Cada dia mais é por mais tempo. Com isso, o tempo para se movimentar está cada dia mais escasso e as pessoas precisam escolher entre ir para academia fazer musculação ou ir no parque dar aquela corridinha. Já falei sobre as melhores estratégias para maximizar o processo de emagrecimento com exercício físico, mas não custa relembrar: fazer musculação te ajuda a manter e até aumentar a quantidade de músculos no seu corpo permitindo que seu metabolismo funcione de uma maneira acelerada. Se você tem uma alimentação bem distribuída não vejo necessidade para aumentar o seu tempo de treino com exercícios aeróbios, mesmo sabendo que alguns benefícios de saúde podem ser adquiridos com essa modalidade. Minha sugestão é você adicionar mais movimento no seu dia. Ou seja, use a escada no lugar do elevador, vá a padaria andando, ande de bicicleta com seu filho, mude seus hábitos e tenha equilíbrio. Você vai perceber os benefícios.

Então meus amigos, o segredo do emagrecimento é o que você faz para emagrecer. Faça uma analogia com uma árvore: se seus frutos não são bons é possível que sua semente seja o problema. Faça uma reflexão do que é preciso para melhorar sua saúde e MOVA-SE! Ninguém fará isso por você!


**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)


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