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Preparador físico Pedro Guimarães dá dicas de como evitar lesões nos treinos

Olá leitores,

Quem tem o hábito de se exercitar sabe o que significa ficar lesionado: parar as atividades, tratar o que precisa e recomeçar do zero. Tem coisa mais chata que retroceder um planejamento? Mas fique calmo, a maioria das lesões que adquirimos podem ser evitadas com pequenas mudanças na nossa rotina de treino:

Fortaleça o seu CORE


Já falei em outra matéria que o core é o conjunto de músculos que protegem o centro de gravidade do nosso corpo. Basicamente é composto por músculos abdominais e lombares. Manter essa região forte de maneira equilibrada pode te proteger de lesões e dores na coluna.

Evite o desequilíbrio muscular

Esse é um dos principais erros. Por exemplo: quero ter coxas volumosas e por isso, vou fazer muitos exercícios para esta região e quase nenhum para as outras (“alô mulheres!!”). Isso causa um desequilíbrio que pode custar caro mais tarde. Portanto, treine seu corpo de maneira igual e integrada.

Não esqueça de trocar seu treino ou estimulo com regularidade

Vejo muita gente que ama um treino ou exercício e não larga ele por nada nesse mundo. Cuidado! Trocar seus treinos, mudar estímulos e estipular novas metas, além de prevenir lesões, pode te ajudar a ter mais resultados.

Não esqueça o aquecimento antes das atividades

Aquecer o corpo como um todo, em especial a região ou grupo muscular que vai ser treinado é extremamente importante. Isso porque permite que maior fluxo de sangue chegue aos tecidos musculares, a temperatura corporal comece a atingir valores importantes e os batimentos cardíacos entre no ritmo de exercício evitando maiores problemas.

Mantenha o alongamento em dia

Alongar as articulações é importante para combater encurtamentos e aumentar a flexibilidade. Um corpo flexível consegue ter maior efetividade na execução de movimentos evitando lesões mais sérias. Agora, para determinados objetivos o alongamento sendo feito antes do treino pode não ser benéfico. Então, se posso dar um conselho: Faça alongamentos ou após o treino ou em dias específicos.

Acredito que com essas poucas dicas você terá menor ocasião de lesões, permitindo que seu planejamento não seja interrompido. Até semana que vem!

**Pedro Guimarães é graduado em Educação Física pelo UniCEUB, pós-graduado pela UniFOA em Fisiologia de Exercício e Personal Trainer, atualmente trabalha como consultor em Atividade Física pela Clínica Metafísicos, além de atuar como Personal Trainer em academias da cidade. (CREF: 8553 G/DF)


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