GPS | ESPORTE

Sobre as águas

Marty McFly aprova: saiba mais sobre a prancha voadora criada por Franky Zapata

Quem lembra do incrível skate voador do filme De Volta para o Futuro? Após muitas versões fake da prancha que “flutua” no ar, finalmente uma novidade concreta foi criada. Em abril deste ano, Franky Zapata parou a internet após publicar o vídeo do primeiro teste de sua invenção. Campeão francês de jet ski, Franky e sua equipe Zapata Racing, criaram o Air Flyboard, supostamente capaz de alcançar uma velocidade máxima de 150 km/h, e uma altitude de dez mil pés, ou seja, mais de 3 km de altitude.

Apesar de já estar fazendo o melhor sucesso, a prancha  voadora ainda precisa ser analisada em outras questões, como a parte de segurança, risco de falhas e queda, carga do combustível, entre outras adversidades. "É um sistema de lógica dentro da prancha que ajuda a estabilizar a máquina. É extremamente difícil para estabilizar, então não se trata apenas de equilíbrio. Por exemplo, usamos como o mesmo tipo de eletrônicos que são usados para guiar um drone. O problema é criar os algoritmos adequados para combinar a inteligência do board com o seu cérebro”, contou Zapata em entrevista ao site The Verge.

Sobre a capacidade de qualquer um flutuar no Flyboard, Zapata já avisa que é bem difícil. “Impossível montá-lo antes de ter um mínimo de 50 ou 100 horas no flyboard original na água. Além disso, se você quiser experimentá-lo, você deve ter sete vidas, como um gato”. Infelizmente, por enquanto, a prancha não está disponível para quem quiser testá-la. É um experimento que está sendo desenvolvido.



Para quem quiser ter um gostinho, aqui em Brasília existe o Flyboard Brasília, mas a prancha deste fica acoplada a um jet ski por uma mangueira. Acesse o site para saber mais!

Confira vídeos da incrível prancha voadora:




Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br