GPS Brasília comscore

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social

Operação batizada de Inverídico aconteceu em Osasco
Polícia Federal investiga se outras autoridades também foram alvo desses criminosos | Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Polícia Federal investiga se outras autoridades também foram alvo desses criminosos | Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Compartilhe:

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quinta-feira (28) um mandado de busca e apreensão contra um homem suspeito de se passar pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, na rede social Instagram.

Em nota, a corporação informou que a ação, batizada de Operação Inverídico, acontece em Osasco (SP). “De acordo com as investigações, o suspeito teria criado um perfil em nome do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, no Instagram, sem autorização”.

“A investigação terá continuidade para esclarecer qual era o objetivo do investigado com a criação de perfil falso, bem como para verificar se outras autoridades públicas foram vítimas desse crime.”

 

Lewandowski contra fake news

Antes de ser alvo de criminosos, o próprio Lewandowski já havia se posicionado de maneira firme contra qualquer tipo de fake news. No dia 12 de março o ministro assinou um termo de cooperação com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde) com o objetivo de combater a proliferação de fake news, principalmente no período eleitoral.

“A presença do Ministério da Justiça e Segurança Pública neste ato, assinando esse acordo, significa o cumprimento do dispositivo da Constituição que diz que os Poderes são independentes, mas harmônicos entre si”, afirmou, destacando a harmonia entre Executivo e Judiciário.

De acordo com Lewandowski, a ênfase que o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, quer dar a essa estrutura é no aspecto educativo, mas ponderou que “claro que há componente repressivo para evitarmos e reprimidos condutas abusivas, sobretudo discursos de ódio e fake news”.