GPS Brasília comscore

Transporte público terá programação especial no aniversário de Brasília

Haverá reforço de viagens nos shows da Torre de TV e da Esplanada dos Ministérios
O transporte coletivo contará com reforço de 160 ônibus, além da programação normal de viagens | Foto: Divulgação/Semob-DF

Compartilhe:

As comemorações do aniversário de 64 anos de Brasília terão uma extensa programação de eventos, com destaque para a apresentação do DJ Alok no dia 20, na Esplanada dos Ministérios. Para que todos possam participar e curtir os shows, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) determinou o reforço de viagens de ônibus, com atenção especial para a dispersão do público em todos os eventos.

Na Torre de TV, haverá shows nesta quinta (18) e sexta-feira (19), a partir das 20h30; apresentações de bandas brasilienses na tarde de sábado (20); e show no domingo (21), a partir das 19h30. A expectativa de público é de 30 mil pessoas por dia, e as operadoras do transporte coletivo deverão reforçar as viagens para a chegada e para a dispersão, sobretudo a partir das 22h.

Na Esplanada dos Ministérios, haverá exposições e apresentações culturais das 10h às 18h de sábado. A participação do público nesses eventos e a chegada para o show do Alok à noite terão atenção especial das operadoras para garantir transporte público a todos. A expectativa de público é de 500 mil pessoas. O transporte coletivo contará com reforço de 160 ônibus, além da programação normal de viagens.

No domingo (21), na Esplanada, continuam as exposições e apresentações culturais ao longo do dia – a programação se encerra com show de Lucas Neto, das 16h às 18h. Haverá reforço de ônibus na dispersão do público. No mesmo dia, o show de Xand Avião na Torre de TV, das 19h30 às 21h30, também contará com reforço nas viagens de ônibus para a chegada e a saída do público.

Transporte por aplicativo e táxis

A Secretaria de Transporte e Mobilidade, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do DF, definiu as áreas para embarque e desembarque de passageiros do transporte individual por aplicativo (Stip) e táxis.

Na quinta (18) e na sexta-feira (19), os taxistas e Stips poderão aguardar chamadas no estacionamento da administração do Parque da Cidade e realizar o atendimento ao lado da Torre de TV (na via N1). No sábado (20) e no domingo (21), haverá duas paradas na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto (eixo L), uma na alça leste (retorno da S1 para a N1, após a Rodoviária), duas na via S2 (anexos sul) e uma na N2 (anexos norte).

Essas localidades contarão com um cercamento virtual e só serão aceitas chamadas nos aplicativos que estiverem ligados. De acordo com o secretário da Semob, Zeno Gonçalves, a medida tem como objetivo inibir o transporte irregular de passageiros.

“O passageiro precisa ficar atento e embarcar somente em carros com corridas solicitadas por meio do aplicativo. Esse cuidado evita cobranças de tarifas exorbitantes e também viagens em veículos irregulares, que colocam em risco a segurança do passageiro”, explicou o secretário.

Programação

→ Quinta (18) – Show do padre Fábio de Melo na Torre de TV, das 20h30 às 22h
→ Sexta (19) – Show de Aline Barros na Torre de TV, das 20h30 às 22h
→ Sábado (20) – Apresentações das 10h às 20h e show do DJ Alok, às 22h, na Esplanada
→ Domingo (21) – Apresentações a partir das 10h e show do Lucas Neto, das 16h às 18h, na Esplanada
→ Domingo (21) – Show de Xand Avião na Torre de TV, das 19h30 às 21h30.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)

Últimas

Política