GPS Brasília comscore

Xuxa é processada pelo seu ex-fotógrafo

O profissional, que atuou com a ex-apresentadora por 15 anos, alega uso indevido de suas imagens em documentário
Foto: Reprodução/Instagram

Compartilhe:

Francisco Aparecido Dias, que foi fotógrafo oficial de Xuxa por 15 anos, está processando a apresentadora, a Rede Globo e a Endemol Shine Brasil por uso indevido de imagens em Xuxa, o Documentário.

O ex-fotógrafo de Xuxa alega que imagens feitas por ele foram utilizadas na série documental sem a sua autorização. Ele diz que dois retratos feitos durante os anos que trabalhou com a apresentadora foram usados em episódios diferentes. Francisco pede R$ 49.357,24 aos envolvidos.

Francisco disse que ele, Xuxa, Endemol e Globo tentaram negociar o licenciamento das imagens para o documentário, mas que nunca chegaram a nenhum acordo financeiro. Ele ainda revelou que essa não é a primeira vez que imagens de sua autoria são utilizadas pela apresentadora de forma indevida.

A produção está disponível no Globoplay e foi exibida na grade da TV Globo em janeiro deste ano. Dias disse que foi prejudicado pela apresentadora. “Entre os meses de outubro e novembro do ano passado, diversos e-mails e mensagens com detalhes do ocorrido foram trocados com representantes das Rés, que nenhuma solução apresentou […] Ao final, concluíram que o melhor seria o Autor tentar buscar seu direito na esfera judicial”, dizem os advogados do autor.

Uma audiência de conciliação foi marcada para o dia sete de maio para que as partes envolvidas possam tentar chegar em um acordo. Procurada pelo Estadão, a Rede Globo afirmou que não vai comentar o assunto. Já a apresentadora e a Endemol Shine Brasil não retornaram o contato. O espaço segue aberto.