GPS | DESIGN

Floresta urbana

Antigo estacionamento em Paris se transforma em aldeia flutuante com vegetação e energia limpa

“Uma aldeia flutuante no meio de uma floresta”. É esse o conceito do grande projeto que substituirá um antigo estacionamento no centro de Paris. Com arquitetura bioclimática, o Floating Village Paris vai integrar a movimentada estrada Boulevard Péruphérique e trazer um pouco da floresta para a cidade. Com vista para Torre Eiffel, o local será cercado por aproximadamente mil árvores e contará com restaurantes, casas, apartamentos unifamiliares, creches, escritórios, tudo envolvendo uma combinação de telhados verdes, muita vegetação e captação de energia renovável.

Como Paris é uma cidade com pouca vegetação, os arquitetos responsáveis
pela aldeia, Manal Rachdi e Sou Fujimoto, contam que uma das principais ideias da construção é inventar uma nova maneira de se viver na capital francesa. Algo ligado à cidade, mas rodeado pela natureza. As árvores ao redor funcionarão como filtros para a poluição e colaborarão para reduzir as temperaturas urbanas.



O Floating Village Paris funcionará com um ciclo de energia que conectará todo o edifício com uma combinação de fonte solar e eólica. Tais sistemas serão projetados para o compartilhamento de energia extra entre os locais, ou seja, se certo estabelecimento produzir energia extra, essa poderá ser utilizada em outro local. “O que nós realmente queremos é criar um ecossistema vivo”, explica Rachdi.

Com design futurista, o edifício foi um dos vencedores do concurso Réinventer Paris e deverá começar a ser construído até 2018 e concluído 2022. Entenda melhor como será a aldeia no vídeo abaixo:





Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br