GPS Brasília comscore

Confira uma seleção especial de vinhos para a época de Páscoa

Pode ser bacalhau, camarão, moqueca ou peixe grelhado. Tem uma dica de rótulo pra cada receita de Páscoa

Compartilhe:

A época é de renovação, reflexão, de estar com a família, desfrutar de bons momentos e, claro, de apreciar um bom bacalhau. Para celebrar a data que se aproxima, que tal curtir um bom vinho no almoço de Páscoa? Pode ser branco, rosé, tintos ou espumante. Ah, e ainda tem o Porto para acompanhar o chocolate.
 
Se você tem dificuldade em harmonizar comida e bebida, a regra é simples: pratos leves devem acompanhar vinhos leves. Já os pratos gordurosos e untuosos precisam de vinhos mais potentes e com acidez alta.
 
Os ingredientes que acompanham o prato também influenciam na escolha do vinho. Então vamos às dicas: em geral, peixes como bacalhau, salmão, camarões, dentre outros frutos do mar, vão bem com vinhos brancos, como o Viognier da Amitié que tem passagem por barrica de carvalho francês, o que traz complexidade e um toque amanteigado ou o Esporão Colheita Branco, um vinho fresco, intenso e persistente.
 
Para quem vai de receitas clássicas de Páscoa, vale lembrar que o bacalhau também vai bem com rosés e tintos leves e pode combinar com diferentes tipos de vinho dependendo do preparo. O com natas pede um branco. Já o bacalhau feito com cebolas, ovo cozido, azeitona preta e batatas vai muito bem com rosé, como o Valpaços Trás os Montes da Casa José Pedro.
 
Outros pratos, como moqueca, Cassoulet – a feijoada de frutos do mar e até mesmo sardinhas na brasa, abrem espaço para os tintos, como o Chateau Los Boldos Cabernet Sauvignon, um vinho complexo, estruturado e refinado ou o francês Maison Jaffelin Pinot Noir. 
 
Mas se você ainda estiver na dúvida de como harmonizar, a dica é: comida portuguesa com vinho português. O Bico Amarelo, da Quinta do Ameal, foi criado em 2016 para o mercado brasileiro. Um vinho que representa a diversidade da região dos Vinhos Verdes, exibindo três das castas mais típicas: Loureiro, Alvarinho e Avesso. É leve e fresco, com boa intensidade aromática, dominado por notas cítricas e florais e que vai muito bem com aquele arroz com azeitonas, pimentões, muito tempero, lascas de bacalhau e muito azeite. 
 
Para encerrar, a dica é o Porto Ferreira Ruby, ótimo para acompanhar sobremesas a base de frutas e chocolate.
 
Com essas sugestões, agora é só escolher a bebida para acompanhar o almoço com a família nessa época especial.
 
Os vinhos podem ser encontrados nos sites da wmvinhos.com.brqualimpor.com.brchezfrance.com.br e zahil.com.br