GPS Brasília comscore

Embaixada dos Países Baixos reune convidados para exibição de documentário

Além da apresentação da obra da jornalista Nina Jurna, o embaixador aproveitou para falar de projetos futuros
Fotos: Gilberto Evangelista

Compartilhe:

O embaixador dos Países Baixos, André Driessen, reuniu um grupo seleto de convidados na tarde desta terça-feira (26), para um almoço especial na representação diplomática. Além de adiantar alguns dos projetos futuros em parceria com o Brasil, o encontro também contou com a presença da jornalista da TV estatal holandesa Nina Jurna, que apresentou o primeiro episódio de seu documentário ‘Da Bahia ao Brooklyn, Histórias do Caribe’.

Dividida em sete partes, ‘Da Bahia ao Brooklyn’ mostra a jornalista, que tem origens no Suriname, em busca de suas próprias raízes viajando por países da América do Sul, Estados Unidos e Caribe para abordar questões raciais. A obra vai se desenhando através dos depoimentos das populações locais, mostrando como a escravidão e o colonialismo ainda influenciam o momento presente.

Driessen fez questão de ressaltar a importância de se debater um tema dessa importância: “Aumentamos a relevância e iniciamos um diálogo sobre a história da escravidão e seu impacto em toda a sociedade”, afirmou.

O embaixador também reforçou a relação histórica e amistosa entre o Brasil e os Países Baixos, que hoje é o quarto maior destino brasileiro de exportação no mundo, alcançando valores de 24 bilhões de euros ao ano, e o segundo maior investidor direto no Brasil. Em seguida, André Driessen convidou outros colaboradores da embaixada para contar sobre projetos nas áreas de Economia, Política e também Cultura.

O primeiro capítulo do documentário, que aborda a trajetória de Nina pelo Brasil em cidades como Rio de Janeiro e Salvador, foi exibido gratuitamente nas unidades do SESC da Asa Sul e também em Taguatinga.