GPS Brasília comscore

Para botar na playlist: músicas que exaltam Brasília

Sabemos que BSB foi palco do surgimento de muitas bandas, mas há artistas que também se encantaram pela nossa cidade
Foto: Reprodução/Instagram

Compartilhe:

Andar por suas ruas sem esquinas, milimetricamente planejadas, cercadas pelos traços marcantes de Niemeyer e sem falar nos encantadores ipês… se andar por Brasília já é inspirador para nós que vivemos aqui, imagina para quem vem de fora e conhece a cidade pela primeira vez?

Tanto é que a nossa cidade, que em breve completa mais uma primavera, foi musa inspiradora de diversos artistas do cenário musical do Brasil. E é claro que bandas nascidas no quadradinho como Legião Urbana, Capital Inicial, Dona Cislene e Scalene também fizeram suas homenagens a Brasília. Mas só dessa vez, vamos deixá-los de fora dessa lista.

Vem aproveitar a proximidade do aniversário de Brasília para colocar essas músicas na sua playlist. Quantas das músicas listadas você já ouviu?

Te amo Brasília – Alceu Valença

A homenagem de Alceu Valença para a nossa cidade está no álbum ‘Andar, Andar’, de 1990. A canção conta a história de migrantes nordestinos que em busca de melhores condições de vida se mudaram para a capital, mas acabaram frustrados.

“Se teu amor foi
Hipocrisia!
Adeus Brasília
Vou morrer de saudade…”

Linha do Equador – Djavan

A canção clássica do álbum ‘Coisa de Acender’ do cantor Djavan, de 1992, expressa de maneira poética a beleza do amor profundo e incondicional, usando de diversas referências geográficas para simbolizar um ponto de equilíbrio nas intensidades do amor. Assim como a linha separa dois hemisférios, também separa os amantes.

“Céu de Brasília
Traço do arquiteto
Gosto tanto dela assim…”

Flor do Cerrado – Caetano Veloso e Gal Costa

‘Flor do Cerrado’ é o resultado da parceria dos dois ícones da música baiana. A canção está no quinto álbum solo da cantora brasileira, ‘Cantar’, que foi lançado em 1974 e também traz o clássico ‘Barato total’, figurou entre a lista de 100 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.

“Mas da próxima vez que eu for a Brasília
Eu trago uma flor do cerrado pra você…”

Coisas de Brasília – Oswaldo Montenegro

Embora tenha nascido no Rio de Janeiro, Oswaldo morou em Brasília a partir de 1971, com 15 anos de idade. E foi a sua mudança para a capital que inspirou a sua decisão de ser músico. Além de ‘Coisas de Brasília’, canção que escolhemos para figurar nessa lista, ele já dedicou outras canções à nossa cidade como ‘Veja você, Brasília’, ‘Janelas de Brasília’ e ‘Pra longe do Paranoá’.

“A canção era loucura
Como a alma de Brasília
Contorna, adoça, põe na boca o fel
Da louca ilha eu sei..”

Rojão de Brasília – Jackson do Pandeiro

A canção que está presente no álbum ‘Ritmo, Melodia e a Personalidade de Jackson do Pandeiro’ foi escrita em 1961 e homenageia a construção da nossa capital. Também foi em Brasília que o músico se apresentou pela última vez: Jackson faleceu de embolia pulmonar e cerebral uma semana após o show aqui na cidade, após ter passado mal ao embarcar no aeroporto com destino ao Rio de Janeiro.

“O planalto é tão lindo
Que a gente tem a impressão
Que tem ali bem pertinho
O céu encosta no chão…”

Céu de Brasília – Toninho Horta

O músico mineiro exalta uma das maiores paixões de nós, brasilienses: o céu da nossa cidade. A canção foi gravada pela cantora Simone em 1977, no seu álbum ‘Face a Face’.

“O mato, o sol da manhã, as folhas, os rios, o azul
Beleza bonita de ver
nada existe como o azul sem manchas
do céu do Planalto Central…”

Brasília – Guilherme Arantes

O álbum ‘Coração Paulista’ de Guilherme Arantes traz a canção que relembra todas as lendas, superstições e histórias envolvendo a construção da nossa cidade, além de citar nossas cidades satélites.

“Todas as lendas que cercam teu nome
Jamais lograrão te explicar
Nem a política, nem o teu preço
Que foi tão penoso pagar…”

Vital e sua moto – Os Paralamas do Sucesso

Quando ainda era criança, o líder do grupo Herbert Vianna morou por alguns anos aqui na cidade. Foi aqui que conheceu parceiros como Bi Ribeiro e o baterista Vital Dias, que é o homenageado nessa canção, que foi o primeiro grande sucesso dos Paralamas.

“Os Paralamas do Sucesso iam tentar tocar na capital
E a caravana do amor então pra lá também se encaminhou
Ele foi com sua moto, ir de carro era baixo astral
Minha prima já está lá e é por isso que eu também vou..”