GPS | ARTIGOS

#SomosTodosMaju

Pedagoga avalia repercussão nacional sobre os comentários racistas feitos sobre Maju Coutinho

A jornalista Maria Julia Coutinho, que apresenta a previsão do tempo no Jornal Nacional, da TV Globo, foi alvo de comentários racistas em publicação na página oficial do telejornal em uma rede social. Alguns internautas escreveram que ‘Maju’ só entrou no JN por causa das "cotas", entre outras ofensas, como chama-la de macaca. O caso aconteceu no dia 3 de julho. E esta não é a primeira vez que a ‘garota do tempo’ do JN sofre ataques racistas na internet.

 

Já nos meses de abril e de maio, o Distrito Federal teve dois casos de ataques racistas a duas mulheres negras em redes sociais. Elas também foram alvos de comentários pejorativos em função da cor da pele. Os episódios foram parar na polícia. De acordo com o Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, nos quatro primeiros meses de 2015 foram oferecidas cerca de 20 denúncias com base em inquéritos policiais.

 

Investindo não só na educação, mas na cidadania e principalmente na igualdade das crianças desde cedo implantamos nas nossas unidades de ensino o projeto Meu Amigo – Eu Me Importo. As crianças levam para casa bonecos que representam um 'amigo’ delas. O diferencial está exatamente no brinquedo, que é de cor preta, ou branca, como o tom de pele. Alguns apresentam tipos diferentes de deficiência física. A cada fim de semana, um aluno leva o boneco apelidado de “Fofinho” para casa e faz programações na companhia dele.

 

Pensamos em iniciar o projeto na primeira etapa da educação escolar, pois sabemos que os valores transmitidos nessa fase ficam para vida toda. O objetivo é mostrar para as crianças que, independentemente da cor ou algum tipo de deficiência, todos são iguais perante a sociedade. Não deixamos de ser importantes por termos cor de pele diferente, por exemplo, a diferença está em nossas atitudes e caráter.

 

O projeto trabalha de forma mais incisiva valores e virtudes como respeito, companheirismo, amizade, responsabilidade, assuntos sérios, mas que ainda são abstratos para uma criança. A escola é um espaço privilegiado para a formação e desempenha um papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilo de vida. 

 

*Roberta Bueno é diretora pedagógica da instituição de Educação Infantil CEAV Jr. 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}