GPS Brasília comscore

Margareth Menezes recebe Prêmio Jorge Lafond de Arte e Cultura LGBTQIA+

Premiação do Distrito Drag reconhece a importância do trabalho da diversidade
Margareth Menezes recebe homenagem
Margareth Menezes recebe homenagem | Foto: MinC

Compartilhe:

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, foi uma das homenageadas durante a 4ª edição do Prêmio Jorge Lafond de Arte e Cultura LGBTQIA+, realizada na quarta-feira (27), no Museu da República, em Brasília. O evento, promovido pelo Distrito Drag, coletivo de artistas drags do Distrito Federal, tem como objetivo destacar pessoas e iniciativas que se destacaram pela qualidade e relevância do trabalho prestado ao setor.

Durante a premiação, a ministra enfatizou a importância de políticas inclusivas e de apoio à comunidade LGBTQIA+, ressaltando que o Ministério da Cultura tem buscado promover ações que abracem a diversidade do Brasil.

Um exemplo dessas iniciativas é o Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti, que contempla a comunidade LGBTQIA+ com 328 premiações no valor de R$ 30 mil cada. No total, o edital reconhecerá 1.117 iniciativas culturais em todo o país, totalizando mais de R$ 33 milhões em prêmios.

Além disso, a presença da comunidade LGBTQIA+ na 4ª Conferência Nacional de Cultura foi fundamental para a definição das propostas que irão compor o Plano Nacional de Cultura. Segundo uma das diretoras do Distrito Drag, Ruth Venceremos, a premiação é uma homenagem não apenas a Jorge Lafond, mas também a todos que lutam pela promoção e defesa da cidadania.

A premiação em homenagem a Jorge Lafond, que completaria 72 anos em 29 de março, ressalta a importância do legado deixado pelo artista, especialmente por sua atuação como a drag queen Vera Verão na TV brasileira. Novos talentos da comunidade LGBTQIA+ foram reconhecidos em diversas categorias durante o evento, que contou com apresentações e performances artísticas.

Entre os premiados estão artistas como Márcia Pantera, Dan Macedo e Naomi Cary, além de personalidades que se destacam na militância, produção cultural, moda, música e políticas públicas. O secretário de Cultura do DF, Cláudio Abrantes, também esteve presente. O evento contou, ainda, com a presença de drag queens renomadas, como Organzza e Victor Baliane.