GPS Brasília comscore

Click! Vem aí o Festival Mês da Fotografia 2023

Estão abertas as inscrições para fotógrafos profissionais e amadores participarem próxima edição do evento que terá o Prêmio Aquisição do Museu Nacional da República no valor de R$ 10 mil

Compartilhe:

![Foto: Ruth Sousa – Exposicao Feminino e a Fotografia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Ruth_Sousa_Exposicao_Feminino_e_a_Fotografia_2016_e86ee1871a.jpg)

**_Reencontros e suas possibilidades_**, esse é o tema escolhido para inspirar artistas, fotógrafos e fotógrafas, profissionais e amadores, na captura de imagens, que serão selecionadas para a **VIII edição da Exposição Coletiva**, a atração principal do **Mês da Fotografia**. A mostra que será realizada no **[Museu Nacional da República](https://www.cultura.df.gov.br/museu-nacional-republica/)** (como parte da programação cultural que movimentará a cidade em agosto de 2023), lançou sua convocatória recentemente e segue recebendo **inscrições gratuitas pelo [site do evento](www.festivalmesdafotografia.com.br) até 30 de abril do próximo ano**.

![Foto: Gilberto Evantelista – Exposição Coletiva Mes da Fotografia 2013](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Exposicao_Coletiva_Mes_da_Fotografia_2013_Divulgacao_Lente_Cultural_ecb3009f5b.jpg)

Vale destacar que as inscrições podem ser feitas para **quatro categorias: Ensaio**, que deverá ter entre 5 e 10 fotografias; **Individual**, com até no máximo 3 fotografias; **Jovens Fotógrafos**, com idade entre 16 e 25 anos que podem enviar até, no máximo, 3 obras; e **Fotografia Inclusiva**, para pessoas com Deficiência (PCD), que poderão enviar até 3 fotografias.

![Foto: José Roberto Bassul – O ônibus – Exposicao Mes Fotografia 2014](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Jose_Roberto_Bassul_O_onibus_Exposicao_Mes_Fotografia_2014_c1f451c061.jpg)

A grande novidade da edição 2023 do Festival é o **Prêmio Aquisição do Museu Nacional da República**, no valor de **R$ 10 mil** para uma obra que fará parte do **acervo da instituição** e será escolhida pela curadora da VIII Exposição Coletiva, **Denise Camargo**, artista visual e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília, em conjunto com a equipe de curadoria do Museu.

![Foto: Claudio Moraes – Nina Menina – Exposicao O Feminino e a Fotografia – 2016.](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Claudio_Moraes_Nina_Menina_Exposicao_O_Feminino_e_a_Fotografia_2016_549b434201.jpg)

>A curadoria gostaria de ver trabalhos realizados por quilombolas, indígenas, jovens, pessoas com deficiência, LGBTQIA +, pessoas trans e não-binárias, afirma Denise sobre o protagonismo diverso que o Festival pretende atingir.

Inclusive, de acordo com **Eraldo Peres, idealizador e diretor executivo do Festival**, o tema, _Reencontros e suas possibilidades_, é um chamamento para que, **através da fotografia**, possa se **abrir um diálogo, uma reflexão e uma análise sobre assuntos contemporâneos**, onde as relações sociais, afetivas e existenciais possam ajudar na construção de novos caminhos.

>”Outra informação que preciso destacar é que essa é a primeira vez, entre as oito edições da exposição coletiva, que as inscrições estão abertas para **fotógrafos do Brasil e do exterior** e não somente para fotógrafos do centro-oeste. Outro fato importante é que estamos lançando o edital de convocação com bastante antecedência, dando oportunidade para que os profissionais se organizem e participem do Festival, que será marcado por um grande reencontro, após esse tempo de distanciamento que nos foi imposto pela pandemia”, explica Eraldo Peres.
>
![Foto: Ana Povoas – Mulheres Indigenas – 2016](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Ana_Povoas_Mulheres_Indigenas_2016_5b061730d3.jpg)

O diretor acredita que o Festival vem para consolidar esse projeto que foi criado há treze anos e que “por conta da pandemia, não pode ainda se realizar presencialmente. Mas seu retorno mostra que a iniciativa se mostra fortalecida diante da adesão do número de fotógrafos inscritos a cada edição”. completa.

O idealizador lembra, no entanto, que durante esse hiato, **os fotógrafos não pararam de criar e registrar momentos importantes**, além de tantos outros que poderão ser registrados até agosto próximo, podendo assim fazer parte dessa **grande festa** que será o **retorno presencial** do Festival Mês da Fotografia.

**Serviço**
Convocatória Festival Mês da Fotografia 2023
Inscrições, gratuitas e on-line até 30/04/2023
Pelo [site do Festival](www.festivalmesdafotografia.com.br)