GPS Brasília comscore

Museu Nacional da República: monumento projetado por Niemeyer para ser espaço de ideias

Equipamento faz parte do Conjunto Cultural da República e é considerado Patrimônio Mundial

Compartilhe:

Em formato semiesférico, com a cúpula medindo 25 metros, o Museu Nacional Honestino Guimarães ou Museu Nacional da República é um monumento e um equipamento cultural projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O formato semiesférico pode lembrar uma nave espacial, pousada na Esplanada dos Ministérios. O espaço é tombado em nível distrital, federal e internacional, como Patrimônio Mundial pela Unesco, já que integra o conjunto urbanístico da capital brasileira. 

Sua inauguração ocorreu em 15 de dezembro de 2006 após sete anos de construção. A exposição de abertura do espaço foi Niemeyer por Niemeyer, com imagens e recortes do arquiteto, além de destaque para uma das suas frases: “Guardo dentro de mim um museu de tudo que vi e amei na vida”. 

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A área total de 15 mil metros quadrados conta com área interna com um vão livre e três níveis onde são realizadas exposições de grande porte, além de eventos nos dois auditórios com capacidade para até 700 pessoas. Já a área externa, há três espelhos d’água, e capacidade para aproximadamente 10 mil pessoas. A estrutura do prédio é toda em concreto, assim como a sua cobertura, o que gera uma estrutura dupla. 

O museu, que apresenta exposições temporárias nacionais e internacionais, de médio e grande porte, é considerado um fomentador da economia da cultura, por meio da realização das inúmeros eventos. No livro Conversa de amigos: correspondências entre Oscar Niemeyer e José Carlos Sussekind, Niemeyer declarou: “Não é um museu de obras fixas, mas um espaço contemporâneo, um museu de ideias, do experimental, que possa receber uma série de exposições e obras do Brasil e do mundo”. Sussekind é o engenheiro responsável pelo projeto estrutural do museu e a publicação é de autoria dos dois. 

O Museu Nacional de Brasília faz parte do Conjunto Cultural da República, localizado no Setor Cultural Sul, entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, no Plano Piloto. Além dele, a Biblioteca Nacional de Brasília compõe o conjunto, previsto no projeto original da capital.