De volta para casa

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília participou na tarde dessa sexta-feira, 16, da soltura de uma loba-guará, com suspeita de atropelamento. Em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o zoo acompanhou a contenção e o manejo do canídeo até o novo lar. Antes de ser escolhido o lugar — que não pode ser informado —, o órgão federal fez um levantamento da espécie no local e um estudo para saber se o espaço comportaria mais um indivíduo. Além disso, certificou-se de que a área tivesse comida, água e ficasse longe de pistas urbanas.Antes de ser solta na natureza, a loba-guará passou por cuidados no Zoológico de Brasília durante um mês. Já adulta, a fêmea foi resgatada pelo Ibama e precisou de tratamento para uma fratura na pélvis e uma hemorragia no fígado. Além disso, tomou medicações para o controle de doenças causadas por carrapato. Fofura do dia!

.
Mudança de horário

Fique de olho! A partir deste domingo, 18, o Eixão do Lazer voltará ao horário habitual de funcionamento, das 6 às 18 horas. O comunicado foi feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), responsável pela via. Durante quatro meses, o Eixo Rodoviário de Brasília (Sul e Norte) ficou interditado para veículos, aos domingos e feriados, das 7 às 19 horas. A mudança, que teve apoio popular, serviu para melhor aproveitamento do período de horário de verão, quando o sol nasce e se põe mais tarde.

.
Aliança em Brasília

A crise que se abateu sobre o deputado Alberto Fraga com a cúpula nacional do Democratas por causa da liderança do partido na Câmara Federal fragilizou sua permanência na sigla, mas o deixou forte em Brasília. Diversos partidos estão cortejando o Democrata para ingressar em suas fileiras, entre eles o PMDB, do ex vice-governador Tadeu Filipelli. Em encontro com GPS|Poder, na chapelaria do Congresso Nacional, ele disse: "O Fraga é querido e sempre bem-vindo. Ele começou aqui, o PMDB é o seu berço." Questionado sobre a aliança política em Brasília, Filipelli afirmou que considera o grupo formado por ele, Frejat, Izalcy e Fraga imbatível: "Não tem como dar errado. Estamos costurando um acordo. Só perderemos para nós mesmos se não fizermos o acordo", numa referência de que o governador Rollemberg não teria condições de vencer a aliança. Fraga, entretanto, avalia as condições de ingressar na aliança com espaço político ao menos para o Senado, mesmo com foco no Palácio do Buriti, quando repete sempre: "Brasília tem uma praga e a cura é o Fraga." Já Izalcy Lucas (PSDB) - que também aspira o senado ou o Buriti - confirma a importância da aliança: "temos que fechar os acordos". Em torno de quem?  "Do que estiver melhor avaliado nas pesquisas!", defende. E se for o Frejat? "Esse é o único que eu topo qualquer acordo!"

Então, tá.

 

.
Racha no DEM?

O deputado Efraim Filho (PB) passou a liderança do Democratas na Câmara Federal na tarde desta terça-feira, 6. O novo líder foi escolhido por votação entre Rodrigo Garcia, de São Paulo, e Alberto Fraga, de Brasília.  

O processo democrático porém,  rachou o partido. Com o placar de 17 x 12, a bancada escolheu o paulista. Foi o suficiente para o coronel Fraga lembrar que acordos antigos foram rompidos e que um rompimento definitivo, agora, poderia realmente estar em curso. Pelo jeito, Fraga já não pensa tanto como Democrata para suas pretensões este ano.

.
Recado dado...

Na volta dos trabalhos nos Três Poderes, em Brasília, três recados foram dados à República. O primeiro pelo senador Lindbergh Farias. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, ele repetiu a resistência à candidatura do ex-presidente Lula "mesmo preso", pregando novamente a "desobediência civil" e a "rebeldia cidadã", num claro recado contra a decisão da justiça no caso da condenação de Lula:  "Não chegaremos em 2018 mansos!".  

O segundo, por sua vez, foi da ministra Carmen Lúcia, nas cerimônia de abertura do Judiciário. Ela enviou um recado claro aos que criticam o Judiciário: "Podem recorrer e pedir revisão das decisões judiciais, mas será um grande equívoco manter a crítica contra o Judiciário".  

O terceiro foi da Procuradora Geral da República Raquel Dodge, que avisou "a quem interessar possa": "as denúncias e pedidos de abertura de inquéritos contra políticos e agentes públicos irão continuar em 2018". A cobra já está fumando...

.
Pega pega no Senado

No retorno dos trabalhos no Congresso Nacional nesta segunda feira, 5, dois discursos incendiaram a tribuna do Senado Federal. O primeiro foi do senador Magno Malta (PR/ES), que acusou a Rede Globo de incitar o incesto em sua programação televisiva, com beijo entre pai e filha. E ainda atacou a iniciativa de atletas do gênero masculino se auto definirem mulheres para jogar nos times femininos. Ele defende, então,  a criação da liga LGBT para 'os cabras que se acham mulher". O segundo foi o senador José Medeiros (PODE/MT), que acusou os senadores Lindbergh Farias(PT/RJ) e Gleise Hoffmann (PT/PR) de incitarem a desobediência civil e a rebeldia cidadã para haver 'quebra-quebra' na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na semana do dia 19.

A cobra vai fumar...

.
Carnaval com saúde

Intoxicação alcoólica, gastroenterite aguda (diarréia), infecções de vias aéreas superiores e desidratação/ insolação. O carnaval é um momento em que os foliões quebram a rotina de forma uma drástica e por um período longo. São pelo menos quatro dias de festa regados a muitos drinks e sem pausas.  A principal conduta para evitar transtornos a saúde é não deixar que a emoção e a alegria desta enorme festa te faça esquecer do respeito mínimo que o organismo precisa. Cuide do seu corpo com relação a hidratação, nutrição e, principalmente, o descanso. O esforço físico, a reposição hídrica diminuída, a alimentação feita na rua com pouca higiene,  o ar compartilhado com a multidão, a exposição ao sol e as poucas horas de sono associado a ingestão do álcool são juntos um poderoso provocador de reações patológicas ao organismo.  

Socorro imediato O Hospital Santa Lúcia Sul tem um Pronto Socorro adulto robusto com uma equipe especializada. O atendimento 24 horas conta com a presença de clínico geral, cirurgião geral, ortopedista, ginecologista, cardiologista e uma Sala Vermelha que recebe diretamente os pacientes graves com médico exclusivo e capacitado para esse tipo de atendimento. 

Além dessas especialidades  presenciais no PS também temos os mais diversos especialistas de sobreaviso. Quando acionados, esses profissionais avaliam o paciente ainda no PS para definir a melhor conduta. Temos fluxo inteligente com triagem por criticidade,  que diminui o tempo de início do atendimento pelo médico, medicação e exames. Contamos com o que há de melhor em tecnologia de exames laboratoriais e imagem. A Sala Vermelha, por exemplo, é um centro de atendimento ao paciente grave extremamente complexo e interligado com todos os departamentos do sistema hospitalar. Nesse espaço,  temos meta de estabilizar, realizar o diagnóstico e instituir o tratamento do paciente utilizando protocolos desenvolvidos pelas equipes especializadas onde utilizamos a capacidade máxima dos recursos físicos e intelectuais das equipes. Independente em qual especialidade ou criticidade em que o paciente esteja sendo recepcionado, buscamos o melhor atendimento, diagnóstico e proposta terapêutica para que o paciente receba exatamente o que precisa. Àqueles com doenças não complicadas que podem ser tratadas com medicamentos via oral ou até mesmo associado com medicamentos endovenosos feito no PS recebem alta e podem cumprir a terapêutica em casa com as orientações necessárias. Os portadores de doenças agudas ou crônicas que dependem de drogas mais potentes e vigilância clínica são encaminhados para nossa enfermaria que conta com leitos. Os pacientes graves são encaminhados para UTI, munida de monitorização de alta complexidade e todos os recursos tecnológicos, além de médicos de alto poder terapêutico 24h. Manteremos nossa equipe completa durante o carnaval e prontos para receber qualquer urgência médica.  Nunca queremos encontrar amigos e familiares em um Pronto Socorro - no entanto, se necessário, recomendo com muita propriedade nossos serviços a todos.  

Fica a dica Hidrate-se bem durante esse período, coma alimentos mais leves e respeito o tempo de descanso. Se beber não dirija. Curta seu carnaval com segurança e respeito ao próximo  A vida é bela e feita para ser aproveitada com qualidade.

 

.
Ai, meu nariz!

A sinusite é uma patologia caracterizada pela inflamação dos seios paranasais, ocorrendo bloqueio pelo fluido, secreção e germes como bactérias e vírus, causando infecção. As principais causas para a ocorrência da doença são de etiologia infecciosa, como bactérias fungos e vírus. No entanto, fatores alérgicos como poeira e choque térmico podem também desencadear essa enfermidade. Classificação                                               

Aguda: os sintomas são parecidos com os de um resfriado; Sub aguda: a inflamação dura de quatro a oito semanas; e                           Crônica: os sintomas duram mais de oito semanas, recorrentes várias crises no ano.       

Sintomas   

Um dos principais sintomas é a cefaleia, que pode se espalhar pelos olhos e nariz. É comum também acontecer odinofagia (dor de garganta), obstrução nasal, perda do ar, olfato e do gosto, halitose, tosse (que piora durante a noite), rinorreia (secreção pelo nariz), febre, entre outros.                            Diagnóstico O diagnóstico inicial pode ser feito por um clínico geral ou mesmo por um especialista, o otorrinolaringologista. O exame clínico se dá pelos sinais e sintomas, visto que são muitas características, é possível facilmente indicar uma sinusite. Entretanto, existem exames específicos que auxiliam e confirmam o diagnóstico. São eles:  

Endoscopia nasal: por meio de um cano, consegue-se visualizar toda a cavidade nasal e paranasal, identificando se há secreção ou algum obstáculo como pólipos ou deformidades dos seios paranasais.             Tomografia computadorizada: muito utilizado, substitui o raio-X de seios da face. Este, por sua vez, não é o método mais comum, pois a tomografia tem melhor precisão e visualização de todos seios paranasais.                             Colheita da secreção: utilizado para diagnóstico etiológico e para avaliar tipo de bactéria ou vírus.                                      Testes alérgicos: servem para identificar se a causa é alérgica.         

Tratamento O tratamento depende muito do fator etiológico e da gravidade dos sintomas. Geralmente, é feito com spray nasal, terapia tópica para tratar a inflamação da mucosa nasal. Mas também pode ser realizado com analgésicos (anti-inflamatórios esteroidais e anti-histamínico), antibióticos e, nos casos crônicos, em que o tratamento clínico não é eficaz, pode ser realizado cirurgia, geralmente endoscópicas.                      Fica a dica! Às vezes, uma gripe que não cura pode evoluir para uma sinusite. Então, é bom procurar um médico para realização do diagnóstico preciso, pois uma sinusite não tratada pode levar a uma infecção mais grave o seu organismo.

 

.
Almocinho japa

O restaurante OMA Japonese Experience (411 Sul), começou o ano com uma deliciosa novidade. A casa agora passa a contar com buffet na hora do almoço onde o balcão do bar é montado com diferentes tipos de sushis, huramakis, gyoza, cogumelos shitake e shimeji na manteiga, pratos quentes como yakissoba, peixe grelhado e acompanhamentos por R$ 79 por pessoa.

O cliente que optar pelo serviço de buffet, além de se servir à vontade, também poderá pedir sashimis, que serão cortados na hora pelo sushiman da casa e levados à mesa. O buffet estará disponível de segunda à sexta a partir do meio dia. Nos finais de semana, o valor é de R$ 89.  

Só pra lembrar, as delícias já servidas no Oma, como o Ebi Max, feito com camarão crocante empanado no panko, envolto por tiras de salmão e temperado com teriyaki, o Hotategai Butterfly, vieiras canadenses maçaricadas na manteiga de trufas brancas, raspas de limão siciliano e sal vulcânico do Hawaí e o atum foie gras, lâminas de atum cobertas com fatia de foie gras selado, temperado com teriyaki, gengibre, cebolinha, flor de sal e caramelo, continuam sendo servidas no cardápio normal.

 

.
Panelas saborosas

O Festival Panelas da Casa, que surgiu em Brasília como um festival autêntico e com a cara da cidade, já está virando tradição. A partir do dia 21/02 até 15/03, onze casas irão oferecer menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa, ao preço único de R$ 49 no almoço e/ou jantar. 

Os cardápios, criados especialmente para o evento, trazem uma novidade na sua concepção: o trabalho a quatro mãos para elaboração de cada prato. "Como somos uma confraria, na qual a intenção é a interação, troca de experiências e conhecimentos, realizamos uma dinâmica onde o chef de uma casa, ajuda o chef de outra casa a criar o seu menu", explica David Lechtig, chef e proprietário do restaurante El Paso.

A parceria ficou assim: 

Veloce cria com o Cantucci  Cantucci cria com o Carpe Diem Carpe Diem cria com o Bhumi Bhumi cria com o C'est la Vie C'est la Vie cria com a Belini Café Belini Café cria com o El Paso El Paso cria com a Belini Pães Belini Pães cria com a Nossa Cozinha  Nossa Cozinha cria com o Genghis Khan Genghis Khan cria com o Café Savana Café Savana cria com o Veloce

E tem mais novidades nesta edição! A cada quatro menus consumidos em restaurantes diferentes, o cliente vai ganhar um ramekin de cerâmica assinado pelo artista Davi Ferraz. São cinco cores diferentes para colecionar. Mais uma vez, a cervejaria Colombina, patrocinadora oficial do evento, apresenta suas criações com os pratos do festival. Cada menu foi cuidadosamente harmonizado com um dos rótulos da marca, que será sugerido por R$ 19,90. O que vai garantir uma experiência única e completa para quem passar por um dos restaurantes do Panelas. 

Quem quiser conferir os menus, é só acessar: https://www.facebook.com/panelasdacasa/ ou o instagram @panelasdacasa

.
Coloriu

Da-lhe, Christopher! Engajado em causas políticas e sociais, Christopher Bailey, diretor criativo da Burberry, está formulando um novo caminho de obras filantropas para a maison britânica. Concretizando seu comprometimento com a comunidade LGBT+, a grife apresenta o rainbow check, versão do tradicional xadrez da marca, que faz parte de uma grande parcela da nova coleção da label.

 

A linha estará disponível para venda imediatamente após o desfile da Burberry, que acontece em Londres, no sábado, 17. A grife também tem relações com instituições dedicadas a ampliar a conscientização, a orientação e os recursos disponíveis em todo o mundo, sendo elas a Albert Kennedy Trust, a Trevor Project e a ILGA.

.
Save your soles

Célebre designer de calçados e dono de uma das mais altas marcas do mercado de luxo, Christian Louboutin já teve dias melhores. Há muito batalhando na justiça pelo direito exclusivo às famosas solas vermelhas, o designer acaba de perder mais uma briga na corte europeia.

 

Um procurador do Tribunal Europeu de Justiça (TEJ), com sede na Holanda, decretou que o solado escarlate do sapateiro francês não pode ser considerado uma marca registrada, possibilitando então que outras grifes usem do artifício estético para decorar seus sapatos.

 

A ordem não se trata da decisão final sobre o assunto, que está nas mãos da justiça desde 2012 - entretanto, o ponto final da trama, que já rendeu altos e baixos para o empresário, não está longe: ainda este ano, um veredito final deve ser alcançado. Boa sorte, Lulu!

.
Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br